Coimbra

Younan investe 6,5 milhões de euros na compra e renovação de hotel na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-03-2019

 Um grupo empresarial francês especializado em hotéis de luxo anunciou hoje um investimento de 6,5 milhões de euros na compra e renovação de uma unidade hoteleira na Figueira da Foz, a primeira operação da empresa em Portugal.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado à Lusa, a empresa subsidiária do grupo Younan Collection afirma que “continua a expandir a sua marca de hotéis de luxo, bem como as suas fronteiras”, tendo adquirido por 3,5 milhões de euros o hotel Sweet Residence & Gardens na Figueira da Foz, distrito de Coimbra, unidade que está a receber obras de reconstrução orçadas em três milhões de euros e deverá reabrir ao público em junho.

PUBLICIDADE

A intervenção inclui a renomeação da propriedade, que passará a chamar-se Malibu Foz Hotel & Resort, embora o comunicado não adiante qual a categoria da futura unidade hoteleira, atualmente de três estrelas e situado numa zona residencial, a cerca de 300 metros da praia.

Citado na nota, o empresário norte-americano de origem assíria Zaya S. Younan, presidente e administrador-executivo do grupo Younan Collection, classifica a aquisição do hotel na Figueira da Foz como “muito importante” e “bastante oportuna” por representar “mais um passo na construção de uma marca mundial de hotéis de luxo”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Ajudará a acelerar o plano de crescimento global da empresa no setor hoteleiro. Estamos impressionados com as pessoas e a beleza de Portugal e estamos ansiosos por estabelecer raízes profundas no país”, adianta Zaya S. Younan.

O comunicado especifica que o grupo Younan – que em França possui, entre outros, vinhas em Bordéus, dois campos de golfe e unidades hoteleiras de quatro e cinco estrelas, incluindo três castelos no vale do Loire e um hotel e um palácio perto de Poitiers, na zona oeste do país, – é “especializado em aquisições e gestão de vários ativos e empresas no espaço do consumo de luxo” e planeia “um investimento mínimo de 50 milhões de euros para futuras aquisições” em Portugal.

“Para já, o grupo está à procura de potenciais candidatos em Lisboa, Porto, Braga e outras localizações chave”, adianta.

Zaya S. Younan argumenta que a ampliação na marca global de luxo “fora de França” faz parte do plano geral de negócios do Grupo que lidera, para o qual Portugal “é um importante mercado estratégico”.

“Por isso, vamos focar-nos em oferecer um portfólio de hotéis de luxo que simbolizem a nossa marca. No decorrer do ano de 2019, esperamos fazer várias aquisições para expandir a nossa marca de hotéis, controlando o mercado de quartos e serviços de luxo em Portugal”, afirma o empresário.

Quando reabrir ao público, o Malibu Foz Hotel irá oferecer 94 quartos e suítes, e abrirá, muito em breve, um novo restaurante italiano, uma adega e um ‘lounge’ para apreciadores de charutos, acrescenta o comunicado.

O hotel Sweet Residence & Gardens era propriedade do empresário de origem indiana Sabir Ali, que o adquiriu, em 2002, ao então proprietário, a Sociedade Figueira-Praia, que detém o Casino local.

Na altura, chamava-se aparthotel Sottomayor e é um edifício corrido de três pisos, com piscina e zonas de serviço anexas, localizado junto ao muro traseiro do palácio com o mesmo nome e numa zona da cidade onde existiu uma extensa área de pinhal que possuía idêntica designação.

Em 2002, na sequência da revogação, pelo Governo de então, de uma cláusula do contrato de concessão da zona de jogo, a Sociedade Figueira Praia vendeu a Sabir Ali duas unidades hoteleiras, o Sottomayor e o aparthotel Atlântico, este fronteiro à praia do Relógio, que após obras de renovação passou a ser um quatro estrelas denominado Sweet Atlantic Hotel & Spa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE