Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Wuhan deteta novamente vírus em carne importada do Brasil

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-11-2020

Uma análise realizada a carne bovina congelada importada do Brasil deu positivo para o novo coronavírus em Wuhan, cidade do centro da China, divulgou hoje a Comissão de Saúde local.

PUBLICIDADE

Num comunicado, a comissão afirmou que a análise a um lote de carne bovina importada do Brasil teve resultado positivo para a covid-19, na sexta-feira.

PUBLICIDADE

publicidade

A carne, com um peso total de quase 93 toneladas, foi enviada do Brasil entre 12 e 19 de junho. O lote chegou ao porto de Xangai a 26 de agosto, tendo seguido para Wuhan três dias depois.

Após a deteção da covid-19, as autoridades isolaram o lote, desinfetaram o armazém, recolheram 4.550 amostras de outros produtos situados no mesmo local, 300 amostras no exterior do armazém e testaram 295 funcionários, tendo todos dado negativo.

PUBLICIDADE

É a terceira vez este mês que é detetado o novo coronavírus em embalagens com carne congelada, importada do Brasil para Wuhan, cidade do centro da China onde foram detetados os primeiros casos de covid-19.

No dia 18 de novembro, uma análise realizada em Taiyuan, cidade do noroeste da China, a uma embalagem com carne congelada importada do Brasil tinha também dado resultado positivo para o novo coronavírus.

Citada pelo jornal Global Times, fonte da Comissão de Saúde da capital da província de Shanxi afirmou que três lotes de carne bovina importada do Brasil testaram positivo para a covid-19.

Os casos recentes juntam-se a vários outros ocorridos nos últimos meses.

No início deste mês, as autoridades disseram ter detetado o novo coronavírus na embalagem de um lote de carne de porco congelada, na cidade de Yantai, província de Shandong.

Em 13 de agosto, vestígios do novo coronavírus também foram encontrados na superfície de embalagens contendo asas de frango congeladas oriundas do país sul-americano, na cidade de Shenzhen, junto a Hong Kong.

O Governo chinês tem defendido os controlos anti-coronavírus de produtos importados que interromperam as importações de carne bovina, aves ou peixes oriundos do Brasil, Estados Unidos e vários países europeus.

A China respondeu por 40 por cento das exportações agrícolas brasileiras no primeiro semestre deste ano, um valor recorde de 20,5 mil milhões de dólares (17,3 mil milhões de euros), segundo dados do Ministério da Agricultura do Brasil.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.444.426 mortos resultantes de mais de 61,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de mortos (mais de 6,2 milhões de casos e 171.974 óbitos), depois dos Estados Unidos.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com