Região

World Food Gifts Challenge 2022 distingue os melhores produtos da Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-02-2022

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai realizar, no dia 10 de março, a fase regional do concurso World Food Gifts Challenge 2022, anteriormente designado European Food Gifts Challenge.

PUBLICIDADE

A iniciativa, que este ano passa a ter uma abrangência mundial, é desenvolvida anualmente pela Região distinguida pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Arte, Cultura e Turismo (IGCAT) como Região Europeia de Gastronomia, sendo que em 2022 é a Região de Menorca a organizar o evento e a acolher produtos alimentares endógenos e artesanais ligados à gastronomia das regiões da Europa e do Mundo que pertencem a esta plataforma.

O objetivo principal desta iniciativa passa por promover cadeias alimentares e sistemas de consumo locais mais sustentáveis, identificando os melhores e mais inovadores produtos alimentares concebidos e produzidos a nível regional, que protejam a diversidade cultural e alimentar.

PUBLICIDADE

Os produtos a concurso – que podem ser comestíveis ou não comestíveis -, devem obedecer a um alguns critérios como a autenticidade e ligação profunda ao território, o fabrico artesanal, a sustentabilidade, a portabilidade, entre outros, que serão posteriormente avaliados por um júri de peritos, que irá determinar quais os vencedores nas diversas categorias: Branding mais criativo; Embalagem mais sustentável; Melhor narrativa; Melhor degustação; Melhor Promoção da Região; Melhor inovação em design tradicional e Melhor Interpretação Contemporânea de Artesanato tradicional.

No final, serão ainda selecionados quatro vencedores gerais, dois produtos comestíveis e dois produtos não comestíveis, para representarem a Região de Coimbra no evento mundial que terá lugar dia 7 de abril em Menorca.

PUBLICIDADE

publicidade

As inscrições para a fase regional desta iniciativa, cofinanciada pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, decorrem entre 14 e 28 de fevereiro. Os candidatos devem preencher o formulário de candidatura disponível no site www.tastecoimbraregion.pt e enviá-lo de acordo com as normas de participação.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE