Educação

Wizdee Discovery junta Google e Excel

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 02-09-2013

A Wizdee, uma Spin-Off da Universidade de Coimbra, criou uma tecnologia que junta a pesquisa intuitiva do Google e a capacidade de análise e manipulação dos resultados do Excel, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A Universidade de Coimbra (UC) acrescenta que esta “tecnologia inteligente desenvolvida pela ‘start-up’ Wizdee promete revolucionar a análise de informação. A partir de agora, é possível elaborar um relatório detalhado, com a análise das mais diversas e complicadas variáveis, em segundos”.

“A solução informática ‘Wizdee Discovery’, desenvolvida ao longo dos últimos quatro anos, permite produzir relatórios de análise de uma grande quantidade de dados e indicadores com uma simples pesquisa, tal como acontece, por exemplo, no Google”, sublinha um comunicado da instituição.

PUBLICIDADE

A UC diz também que o “segredo” para a capacidade de produzir, em segundos e sem dificuldade, análises complexas que normalmente demorariam semanas ou meses, está na integração da pesquisa semântica e da análise de linguagem natural, um conceito inovador explorado pela ‘start-up’, formada por investigadores da Universidade de Coimbra que há cerca de duas décadas estudam estas áreas do conhecimento”.

“Criámos uma tecnologia que junta a pesquisa intuitiva do Google e a capacidade de análise e manipulação dos resultados do Excel. Através de uma simples pesquisa em linguagem natural (linguagem dos humanos), o Wizdee Discovery recolhe e analisa toda a informação, fornecendo os resultados num formato que o utilizador pode facilmente manipular e modificar», elucida Paulo Gomes, investigador da Universidade de Coimbra e responsável da Wizdee, citado em nota da UC.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta espécie de “Google Analista”, diz a UC, com aplicação nas mais diversas áreas, desde saúde e banca até telecomunicações e empresas, vai permitir “democratizar a análise e exploração de informação”, tornando as instituições “mais produtivas e eficientes”.

“Além de perceber a linguagem dos humanos e de analisar os dados atualmente apenas entendidos por especialistas, o sistema permite explorar os dados através de novos métodos de análise”, conclui o também docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE