De 23 a 25 de maio, a 9ª edição do festival de caminhadas Walking Weekend voltou a revelar-se uma apaixonante combinação de natureza, tradição, convívio e bem-estar, que apresentou Pampilhosa da Serra em todo o seu esplendor a um total de 175 participantes, o limite máximo definido pela organização, a cargo da Câmara Municipal.
“Este evento é uma celebração da nossa identidade, dos nossos recursos e potencialidades. É impressionante ver como este festival faz pulsar o território, envolve a nossa população com entusiasmo genuíno e oferece a quem nos visita momentos verdadeiramente autênticos e transformadores. Este ano o programa tem mais de uma dezena de experiências únicas, em que se sente, a cada passo, a essência da Pampilhosa da Serra”, frisou o Presidente da Câmara Municipal na sessão de boas-vindas aos participantes, que aconteceu na passada sexta-feira.
No sábado, os participantes tiveram oportunidade de subir ao ponto mais do distrito de Coimbra – o Picoto de Cebola -, onde o mundo parece caber no olhar, e de caminhar pela encantadora e acolhedora aldeia das Meãs. A cultura gastronómica local foi celebrada com a caminhada “Rota da Filhó Espichada”, onde se aprendeu a arte de preparar esta deliciosa iguaria tradicional, feita com alma, sabor e paixão. Na Rota da Lenda da Beira houve prova de licores, gin, sabores únicos e a descoberta do processo de produção da aguardente. Fajão e as incríveis paisagens primaveris também estiveram no “roteiro” do segundo dia do evento, com direito a muita animação nas descidas de carrinhos de rolamentos – e a presença de um anfitrião de outro planeta (Darth Vader) -, assim como um trail “sem cronómetro”.
PUBLICIDADE
A tarde foi passada na magnífica Barragem de Santa Luzia, com um leque diversificado de atividades: canoagem, ioga, massagens, tiro com arco, jogos tradicionais, passeios pedestres e de bicicleta, e até uma zona de leitura na pequena ilha da albufeira. O dia culminou com um “jantar-arraial”, um momento de convívio e partilha, que reforçou o espírito de amizade e união que caracteriza a iniciativa.
O derradeiro dia (domingo), abriu bem cedo com a estreia da caminhada “O Sol Nasce na Serra”, em que os participantes puderam observar o nascer do sol na Serra de São Domingos, na aldeia do Cabril, sendo que foram ainda brindados com um workshop de confeção e degustação de maranho, protagonizado pela Real Confraria do Maranho de Pampilhosa da Serra na aldeia de Vale Derradeiro.
As célebres caminhas aquáticas – uma no Rio Unhais e outra no Rio Zêzere -, voltaram a refrescar e a entusiasmar os mais aventureiros, juntando natureza no seu estado puro, muita diversão e adrenalina. A caminhada interpretativa “Aldeia das Cabras, do Mel e do Medronho” deu a conhecer tradições e saberes locais, com visita a apiários e ao inspirador projeto de caprinicultura da Aldeia das Cabras.
O evento terminaria com um apetitoso churrasco serrano, servido no Mercado Municipal, e com a apresentação do Festival de Caminhadas de Outono da Castanheira de Pêra.
Mais do que um festival de caminhadas, este foi um fim de semana de ligação profunda ao território, com uma energia contagiante e momentos verdadeiramente memoráveis. Com opções para todos os gostos e a oportunidade de os participantes moldarem o programa em função das suas preferências, o concelho volta a afirmar-se como destino de excelência para quem procura experiências genuínas, em pleno contacto com os recursos naturais singulares do concelho, e em que se sente a todo o instante o espírito dos lugares e o caráter hospitaleiro e autêntico das suas gentes.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE