Portugal

Wagner Merije apresenta “O Vinho como Obra de Arte” no Centro Cultural Penedo da Saudade

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 13-11-2025

O Centro Cultural Penedo da Saudade, do Politécnico de Coimbra, inaugura no próximo dia 18 de novembro, às 18h00, a exposição “O Vinho como Obra de Arte”, da autoria de Wagner Merije. 

A mostra propõe uma homenagem à presença milenar do vinho na cultura humana, símbolo de celebração, espiritualidade e partilha, reinterpretando-o como objeto artístico e elemento de identidade coletiva.

Desde as vinhas da antiga Geórgia até às representações sagradas do Egito e da Grécia, o vinho tem atravessado civilizações, rituais e linguagens. Na exposição “O Vinho como Obra de Arte”, as garrafas de vinho são reinterpretadas como elementos visuais centrais, que se transformam em esculturas pictóricas que incorporam flores, rostos e paisagens.

PUBLICIDADE

Estas composições convidam o visitante a observar o vinho como um símbolo cultural e emocional e evocar o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade. O conjunto das obras reflete a abordagem experimental de Wagner Merije, que cruza fotografia, pintura e instalação num mesmo espaço expressivo. Nas palavras do artista, estas são “imagens que bebem da essência do vinho, revelando histórias entre tintos, brancos e olhares. Um brinde à arte que enche a taça da vida”.

A sessão de abertura contará ainda com uma prova de vinhos Rosé Quadrivium, promovida pela Fundação ADFP, que se associa ao evento com o objetivo de reforçar a ligação entre a produção vitivinícola e a criação artística.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE