Coimbra

“Vou ser Operado! E agora? O que fazer?

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-05-2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), em colaboração com a Associação de Enfermeiros de Sala de Operações Portuguesas e a Junta de Freguesia de São Martinho do Bispo, vão desenvolver uma ação de formação aberta à população em geral, inserida no projecto “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde” na área da Segurança Cirúrgica, que terá lugar no dia 17 de maio, pelas 14:30, no salão da junta de freguesia de S. Martinho do Bispo.

PUBLICIDADE

O empenhamento dos profissionais de saúde na capacitação dos cidadãos nos cuidados cirúrgicos contribui para o aumento do conhecimento e a capacidade da pessoa em tomar decisões no seu processo de segurança cirúrgica. O envolvimento do cidadão e da sua família é fundamental para aumentar a segurança dos cuidados de saúde.

A ação de formação vai ser apresentada por um grupo de enfermeiras da Unidade de Cirurgia Ambulatória (UCA) do CHUC: Manuela Costa, Dulce Lopes, Ana Santos e Ana Luísa Antunes, com a coordenação da enfermeira chefe, Alice Viseu. A UCA é dirigida pelo anestesiologista, Francisco Maio Matos.

PUBLICIDADE

Recorde-se que o CHUC é uma das 9 Unidades de Saúde que o Ministério da Saúde designou para participar no projeto a nível nacional “Literacia para Segurança dos Cuidados de Saúde”, coordenado pela Direção Geral da Saúde, que visa aumentar a literacia dos doentes na área da segurança da prestação dos cuidados de saúde e aumentar a participação dos doentes, dos seus familiares e/ou cuidadores na melhoria, na qualidade e segurança da prestação de cuidados de saúde, em seis áreas prioritárias: promoção da higiene das mãos, segurança cirúrgica, segurança na utilização da medicação, prevenção de quedas, prevenção de úlceras de pressão e prevenção de infeções e de resistência aos antibióticos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE