Coimbra

Voluntárias de Coimbra envolvidas em projeto para promover a saúde feminina em Ilha de Cabo Verde

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-07-2021

O projeto “LIVRE” tem como principal foco a saúde feminina, na Ilha de Santo Antão , em Cabo Verde, e nasceu da participação num voluntariado de duas semanas, feito pelas quatro fundadoras no mesmo local, no mês de Junho de 2021. As quatro frundadores são mulheres com idades entre os 23 e os 30 anos e conheceram-se no âmbito deste projeto “uma vez que vivemos em diferentes cidades de Portugal: duas em Coimbra, uma em Torres Vedras e uma em Braga”, explicam.

PUBLICIDADE

O voluntariado foi desenvolvido na associação Sementera Kriativ, em Porto Novo (ilha de Santo Antão) através da associação portuguesa  Para Onde?, que faz a ligação entre voluntários e projetos de voluntariado no mundo inteiro. “A associação com a qual colaboramos tem como principal função a dinamização de centros de estudos de crianças e centros de dia de idosos. Foram duas semanas onde pudemos ser profundamente felizes e em que, de facto, a palavra gratidão, foi vivida no seu estado mais puro”, defendem as voluntárias.

“Foi-nos possível perceber que a higiene e o cuidado feminino ainda é visto com algum estigma, vulnerabilizando a posição da mulher e comprometendo até o seu bem estar. A gravidez precoce é, igualmente, um assunto sério e preocupante. Paralelamente a questão financeira é também um entrave. O elevado custo de bens de higiene feminina, tendo em conta as capacidades financeiras médias, faz com que esta questão tende a ser passada para segundo plano”, explicam as ativistas.

PUBLICIDADE

O projeto “LIVRE” nasceu, segundo as envolvidades, dos problemas identificados aliados à preocupação ambiental e está atualmente a desenvolver uma campanha de angariação de fundos online – crowdfunding. O objetivo do projeto é dar resposta a estas necessidades, através da angariação de fundos para a aquisição de pensos higiénicos e preservativos. Posteriormente estes itens serão distribuídos às meninas e mulheres de Santo Antão, onde paralelamente será também providenciada a formação necessária para a correta utilização e  higienização dos pensos reutilizáveis. “É indispensável o ensino e aprendizagem para que a mulher seja livre e independente”, reforçam as voluntárias.

PUBLICIDADE

publicidade

“Acreditamos que vamos conseguir atingir o objetivo final, de 1.600€ até ao dia 2 de Agosto de 2021, e para isso todos os contributos e partilhas são importantes. A partilha do projeto seria muito importante para nós”.

Toda a informação detalhada está disponível nas seguintes páginas:

https://instagram.com/livre.santoantao

https://www.facebook.com/livre.santoantao

https://www.linkedin.com/company/projetolivre-santoantao

O link da página de crowdfunding onde estamos a realizar a angariação de fundos tem também toda a informação do projeto. Pode aceder através de: https://ppl.pt/causas/mulherlivre

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE