Cidade

Vodafone Paredes de Coura foi o festival mais mediático em Agosto

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 09-09-2016

A 24.ª edição do Vodafone Paredes de Coura, em palco de 17 a 20 de agosto, conseguiu o melhor desempenho mediático na Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision, durante o mês de agosto. O festival da Praia Fluvial do Taboão conseguiu 1.013 alusões à marca nos meios de comunicação social, que muito contribuíram para este resultado.

PUBLICIDADE

unnamed-18

Apesar de ter como principais atrações os grupos LCD Soundsystem, Unknown Mortal Orchestra e Thee Oh Sees, a maioria das notícias referia as diferentes valências do festival em geral.

PUBLICIDADE

O surto de gastroenterite, que afetou cerca de 150 festivaleiros, marcou também a edição do VPC deste ano e, pela primeira vez desde a edição deste ranking, verificou-se uma significativa corrente negativa, associada à informação sobre um festival.

O incêndio que destruiu mais de 400 carros no Festival Andanças, evento que não faz parte do ranking Cision, marcou também negativamente a informação sobre festivais, no mês de agosto.

PUBLICIDADE

publicidade

Na segunda posição da tabela encontra-se o festival MEO Sudoeste, que ocorreu entre 3 e 7 de agosto. O parque de campismo, Wiz Khalifa, Sia, Damian Marley Marley e James Morrison, a cozinha comunitária e as 195 mil pessoas que terão passado na Herdade da Casa Branca foram os temas de destaque em 674 notícias sobre o evento.

O Sol da Caparica Festival, cuja 3.ª edição deu à costa entre 11 e 14 de agosto, fecha o pódio do ranking Cision. O festival dedicado às famílias e que privilegia a música portuguesa captou a atenção dos media por 439 vezes, centradas especialmente nas bandas e atividades disponíveis aos visitantes, o que auxiliou à obtenção do 3.º lugar na tabela de desempenho mediático.

Por ordem decrescente, constam ainda deste ranking os festivais de verão Rock In Rio, Super Bock Super Rock, NOS Alive, NOS Primavera Sound, MEO Marés Vivas, EDP Cool Jazz e Sumol Summer Fest. Os festivais de verão no top 10 de desempenho mediático somaram 2.837 referências, no mês de agosto.

A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do Verão.

O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização, tendo em conta as audiências alcançadas, e o valor do espaço editorial, contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.

O objeto de análise deste estudo são todas as notícias relativas aos diferentes festivais de verão, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2.000 meios de comunicação social (Televisão, Rádio, Imprensa e Online). Neste caso, o Ranking reflete o resultado de 1 a 31 de agosto de 2016. A Cision divulga, mensalmente, uma tabela com os resultados apurados e as consequentes variações observadas.

A Cision é líder global no fornecimento de serviços para planeamento, contacto, monitorização e análise dos media.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE