Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Você está entre os 91% dos portugueses que vão passar o Natal com a família?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 10-12-2015

A tradição ainda é o que era. Pelo que menos é o que demonstra o último estudo da HomeAway,O inquérito realizado a 4000 pessoas em 8 países, incluindo Portugal, revela que 4 em cada 5 pessoas (84%) vão passar o Natal com a família, sendo que este valor sobe para 91% entre portugueses. Em média, dois terços (66%) dos entrevistados estão entusiasmados por estar com a família, sendo queos portugueses são os que mais valorizam o tempo em família, caracterizando este período de convívio como muito ou extremamente importante (87%).

PUBLICIDADE

unnamed

Quando questionados sobre a possibilidade de se gerarem discussões nesta quadra, os portugueses aparentam ser os menos conflituosos. Cerca de dois terços dos inquiridos (61%) a nível global antecipa poder vir a discutir com familiares e amigos nas férias de Natal, enquanto entre portugueses este valor desce para os 41%.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os resultados do inquérito indicam de forma clara a vontade e necessidade das famílias estarem juntas no Natal, mas também revelam que há desafios que por vezes tornam esta época especial em algo stressante,” refere Sofia Dias, responsável de comunicação da HomeAway para Portugal.

Alojar toda a família numa só casa pode ser um desafio. Em média, os inquiridos contam reunir 7 pessoas da família para celebrar esta quadra natalícia, valor que sobe para 8 em Portugal. No entanto um quarto dos portugueses planeia passar o Natal com mais de 10 pessoas. Talvez por isso 1 em cada 5 (18%) dos inquiridos refere que o espaço insuficiente é um obstáculo e que 40% já se viu forçado a dormir no sofá ou no chão para acomodar familiares. Esta situação pode explicar por que é que 29% dos portugueses inquiridos preferiam que os familiares, nomeadamente pais e sogros, fiquem alojados noutro local durante o Natal e 33% dos portugueses preferiam ir de férias durante o período de Natal se pudessem. Desta forma conseguiriam combater a falta de espaço para acolher toda a gente e evitar conflitos sobre a casa ideal para a reunião familiar.

“Neste Natal milhões de famílias vão ficar numa casa de férias alugada de forma a evitar algum stress e aumentar o conforto e o convívio entre toda a família, a um melhor preço que num hotel”, acrescenta Sofia Dias“22% dos portugueses que não vão passar o Natal em sua casa ou em casa de familiares vão ficar em alojamentos de férias. A procura de um espaço grande o suficiente para acolher toda a família, que permita fazer refeições em conjunto e promova um verdadeiro espírito natalício e união, são algumas das vantagens deste tipo de alojamento. O aumento da procura em 38% para alojamentos durante a semana do Natal no portal português da HomeAway consolida este número. Seja ao fundo da rua ou do outro lado do mundo, as famílias querem celebrar esta época juntos, em família”

PUBLICIDADE

De acordo com o estudo da HomeAway, 23% dos portugueses preferiam fazer algo diferente do que têm planeado para este Natal, como por exemplo viajar, sendo que os principais motivos apresentados para não o fazerem são: o alto custo da viagem e da estadia (60%) e a tradição (20%).

Os adultos não são os únicos membros da família a ficarem stressados durante a época natalícia. De acordo com o estudo, dois terços das crianças tem medo que o Pai Natal não as consiga encontrar se viajarem no Natal, um dado que sobe para 69% entre crianças portuguesas. Para combater este medo aHomeAway criou o microsite Estou-aqui-pai-natal.pt, uma forma simples e interativa de tranquilizar as crianças quanto ao local onde os presentes devem ser entregues neste Natal. Ao confirmarem a sua localização em Estou-aqui-pai-natal.pt, as crianças vão receber uma carta personalizada do Pai Natal e da sua equipa que podem guardar ou partilhar com a família e amigos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com