Coimbra

Vizinhança preocupada com “processo de urbanização”na Quinta da Casa Amarela em Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 05-02-2024

Imagem: DR

O vereador Francisco Queirós levou à reunião desta segunda-feira, 5 de fevereiro, do executivo municipal de Coimbra preocupações de “vários munícipes” com a Quinta da Casa Amarela.

PUBLICIDADE

O representante da CDU sublinhou que são inquietudes “sobretudo de moradores das Ruas Virgílio Correia, Padre Manuel da Nóbrega, Praceta José de Anchieta e Rua Frei Tomé de Jesus, com o “processo de Urbanização” no Vale da Quinta da Casa Amarela/Vale São Domingos.

“Não colocando em causa a construção dos seis lotes de edifícios de habitação e a instalação de uma superfície comercial que estão considerados em anterior Pedido de Informação Prévia (PIP), preocupa-os com razão, a abertura de uma via que atravessará parte do vale que está identificado no Plano Diretor Municipal (PDM) como destinado a área verde e de lazer”, salientou o autarca no período antes da ordem do dia.

PUBLICIDADE

Francisco Queirós sublinhou que ” já é bem visível a desmatação de toda aquela enorme área, até agora verde. O vale sofrerá do aumento de pressão do tráfego automóvel e é preocupante a impermeabilização em curso deste vale, encaixado entre as Ruas Nicolau Chanterene e Padre Manuel da Nóbrega”, recordando que existe “um curso de água que alimenta as Ribeiras de Vale Meão e de Coselhas, que servia de bacia para infiltração de águas. Este curso de água está a ser encanado, estando a ser criada uma zona de retenção de água, encobrindo o charco” e por isso alerta que os moradores “temem que a remoção da vasta vegetação que aqui existia aumente o risco de deslizamento dos terrenos, nomeadamente das encostas que acolhem os prédios das ruas envolventes”.

Adiantando que “o novo arruamento previsto, que atravessará todo o vale, ocupará uma área de 7,2 mil metros quadrados desde a Rua Virgílio Correia até desembocar na Rua Frei Tomé de Jesus, rua densamente habitada e onde se situa uma escola, o Colégio de São José”.

PUBLICIDADE

publicidade

O vereador da CDU questionou se “existe neste momento a intenção por parte da câmara municipal de criar uma via de escoamento de trânsito para a rua Olival de São Domingos”, lembrando que “isso seria a sentença de morte do futuro Parque Verde”.

Em resposta, a vereadora Ana Bastos frisou que o PIP “foi aprovado” e “é tarde demais para exigir alterações”, referindo que não compreende as preocupações contínuas.

A responsável pelo planeamento territorial diz estar disponível para falar com os moradores, no entanto refere que quando estava na oposição expressou muitas das mesmas reservas apontadas agora pelos moradores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE