Coimbra

Vive na União das Freguesias de Coimbra? Pais, podem respirar fundo: Há férias felizes e seguras para os miúdos

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 07-07-2025

A União das Freguesias de Coimbra apresentou, esta manhã, 7 de julho, mais uma edição das suas atividades de verão, uma iniciativa dirigida exclusivamente a crianças e jovens residentes na União das Freguesias, com idades entre os 5 e os 17 anos.

Esta é já a terceira edição do programa, que este ano decorrerá entre os dias 7 de julho e 29 de agosto, sempre no período da tarde (14:00 às 18:00).

João Francisco Campos, presidente da União das Freguesias de Coimbra, abriu a sessão de apresentação, acompanhado por Mafalda Fagulho, vogal com o pelouro da ação social e juventude. O autarca destacou que esta iniciativa é uma resposta direta às necessidades das famílias da freguesia durante o período das férias escolares, oferecendo um espaço seguro, lúdico e educativo para os mais novos.

PUBLICIDADE

“Estamos a investir nas nossas crianças e portanto é mesmo um investimento de mais de 20 mil euros que a União das Freguesias faz, entre monitores, as lanches, as atividades”, afirmou João Francisco Campos.

Entre as atividades está idas ao cinema, jogos de tabuleiro, patinagem, visitas ao Mondego Vibe, pedipaper no Jardim Botânico, entre outras. O ponto de encontro é no Mercado do Calhabé, espaço que também acolherá atividades. Há algumas que ainda necessitam de confirmação, como é o caso de uma visita à Praia da Tocha.

As crianças podem repetir a inscrição. Todas as semanas os encarregados de educação recebem um plano atualizado. A organização oferece ainda o lanche da tarde.

As atividades são exclusivas para crianças e jovens que residam na União das Freguesias de Coimbra, mesmo que não sejam ainda eleitores, sublinha João Francisco Campos. “Temos tido dezenas de pedidos de freguesias vizinhas, mas não podemos abrir exceções. Se abrirmos uma, temos de abrir todas”, acrescenta.

Apesar de já existirem 75 inscrições (distribuídas por várias semanas), o limite semanal será de 50 crianças, com possibilidade de expansão pontual, como já aconteceu em anos anteriores, quando se chegaram a acolher 90 a 100 crianças por semana.

As inscrições devem ser feitas através do email ou pelo contacto 911 710 073. O cartaz informativo e os detalhes semanais estarão também disponíveis nas redes sociais da União das Freguesias de Coimbra.

O programa conta com o apoio de várias instituições locais, entre as quais o Instituto de Apoio à Criança (IAC), a ACTO, a Casa da Formação, e diferentes secções da Associação Académica de Coimbra. A Câmara Municipal de Coimbra também colabora, especialmente no que toca à cedência de espaços para os monitores.

A iniciativa integra igualmente crianças com necessidades especiais, sendo alocado um monitor exclusivo sempre que necessário. No entanto, por limitações de recursos humanos, o número de crianças com necessidades especiais é, por norma, reduzido.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE