Coimbra

Viu os novos miniautocarros elétricos dos SMTUC? Andam por aí!

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 10-01-2024

Os novos miniautocarros elétricos adquiridos pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra através de uma candidatura dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) já se encontram ao serviço.

PUBLICIDADE

A vereadora Ana Bastos explicou que os 12 miniautocarros elétricos fazem parte de um conjunto de 22 autocarros elétricos (10 ‘standard’ e 12 ‘mini’) e respetivos sistemas de carregamento que a Câmara Municipal adquiriu ao abrigo de uma candidatura que realizou, através dos SMTUC, ao POSEUR para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”, medidas esta que pretende incentivar o uso de veículos mais eficientes e que utilizem fontes de energia com melhor desempenho ambiental. 

Os novos miniautocarros já começaram a circular no dia 8 de janeiro,, sendo que os restantes 10 veículos elétricos devem estar preparados brevemente, informa a edilidade.

PUBLICIDADE

A operação representa um investimento total de 8,8 milhões euros (+ IVA), sendo comparticipada em 6,4 milhões de euros (100% do valor elegível) por fundos comunitários e os restantes 2,4 milhões de euros pela CM Coimbra, por não serem considerados elegíveis para a candidatura. A adianta que “pretende, desta forma, renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental”.

A proposta foi aprovada na reunião de Câmara de dia 17 de outubro. Trata-se, pois, da compra de 10 viaturas de 12 metros (‘standard’), pelo valor de 5.227.881,30 euros (IVA incluído), à empresa Carbus – Veículos e Equipamentos, S.A, e 12 autocarros elétricos de sete metros (‘mini’), pelo valor de 4.123.800,00 euros (IVA incluído), à empresa Oceântia, Lda. O investimento, com IVA incluído, é assim superior a dez milhões de euros, incluindo o equipamento de carregamento. 

PUBLICIDADE

publicidade

!

“O objetivo da Câmara Municipal passa, pois, por continuar a renovar a frota dos SMTUC, apostando em veículos com um melhor desempenho ambiental, de forma a reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos. A autarquia e os SMTUC continuam, assim, empenhados em elevar a qualidade do serviço público de transporte do concelho, tornando-o mais eficiente e adequado às necessidades da população”, afiança a autarquia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE