Na noite de quarta-feira, 23 de julho, às 22:54, os céus de Braga foram palco de um fenómeno raro e deslumbrante: a passagem de um meteoro de grandes dimensões, também conhecido como bólide.
O momento foi captado pela estação AMS211 do Observatório Astronómico de Braga e partilhado nas redes sociais pelo Planetário – Casa da Ciência de Braga.
PUBLICIDADE
Segundo a entidade, o fenómeno foi visível a olho nu e observado por várias pessoas na região. Ao contrário dos meteoros mais comuns que passam despercebidos, os bólides são mais brilhantes, duradouros e intensos, podendo iluminar o céu durante vários segundos — como aconteceu nesta ocasião.
Na publicação, o Planetário destaca a raridade e o impacto visual do evento, sublinhando que estes registos “são preciosos para o estudo dos fenómenos astronómicos e para sensibilizar a população para a beleza e imprevisibilidade do Universo”.
As imagens do meteoro foram amplamente partilhadas nas redes sociais, despertando o fascínio de curiosos e entusiastas da astronomia por todo o país.
PUBLICIDADE