Coimbra

Vítor Duarte admite candidatar-se à UF de S. Martinho e Ribeira como independente

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 21-07-2025

O secretário cessante da Junta da UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades está a ponderar candidatar-se à presidência, como independente.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A hipótese foi admitida, esta tarde, por Vítor Duarte, em declarações a Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Estou a avaliar”, disse o autarca a NDC, escusando-se, por ora, a tecer outras considerações.

Com o presidente cessante impedido de se recandidatar, cumpridos três mandatos, a Concelhia de Coimbra do PS enveredou pela auscultação das bases, através de eleições “primárias fechadas”, para escolha do(a) candidato(a) socialista a sucessor(a) de Jorge Veloso.

O escrutínio das ‘directas’ posicionou Laura Fonseca, líder da Secção do PS de S. Martinho do Bispo, com dois votos de vantagem sobre Vítor Duarte (63 – 61), mas a Comissão Federativa de Jurisdição do partido acaba de declarar nulo o acto.

A menos de três meses das próximas eleições autárquicas, a Comissão Política Concelhia de Coimbra (CPCC) do PS entendeu já não haver oportunidade para repetição de eleições “primárias fechadas”.

Neste contexto, aquele órgão, composto por mais de meia centena de membros, indigitou Laura Fonseca, tendo sido descartada a hipótese de opção por Vítor Duarte como que ignorando o duelo protagonizado por ele e pela sua camarada.

Fonte próxima do autarca disse a NDC que ele estranha a opção do líder concelhio do PS/Coimbra, Ricardo Lino, no sentido de impedir a hipotética escolha de Vítor Duarte.

O desfecho da mais recente reunião da CPCC do PS agravou a divisão, opinou a mesma fonte.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE