Coimbra

Visitas guiadas em Coimbra dão a conhecer Saramago, António Nobre e arte barrista nos presépios

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 08-12-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra integra na sua oferta turística dois temas nas três visitas guiadas programadas para o mês de dezembro. Os contributos de António Nobre e de José Saramago na literatura portuguesa dos séculos XIX e XX e ainda a arte barrista na conceção de presépios fazem parte dos itinerários que permitem conhecer o património edificado, natural e imaterial da cidade.

PUBLICIDADE

No mês de dezembro, o programa de visitas guiadas promovido pelo Município convida a percorrer os locais frequentados por António Nobre, aquando da sua breve passagem pela Universidade de Coimbra, e a revisitar os lugares por onde José Saramago passou, aquando da sua Viagem a Portugal, em Coimbra. Este mês o destaque ainda para a visita natalícia, dedicada à arte barrista na conceção de presépios, focando o seu desenvolvimento no nosso país.

As visitas temáticas são dirigidas ao público em geral, acolhendo um mínimo de seis e um máximo de 25 participantes. A participação nas visitas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone (239702630), por email ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro). Serão consideradas apenas as inscrições até às 15h00 do último dia útil antes da data da realização das visitas.

PUBLICIDADE

Na próxima terça-feira, dia 13 dezembro, às 15h00, decorre a ação “António Nobre em Coimbra”, uma visita guiada a espaços (exteriores) associados ao percurso estudantil, em Coimbra, do Poeta da Saudade e da Tristeza, autor “do livro mais triste que há em Portugal”, como o próprio autor o descreveu. Poeta de grande importância para a literatura em Portugal, que traduz o ambiente de fim do século XIX, pleno de mudanças e revoltas, dividido entre a modernidade e o apego à ruralidade. A iniciativa é gratuita e o ponto de encontro é na Praça D. Dinis.

Na semana seguinte e de forma a antever a época natalícia, dia 20 dezembro, a partir da 15h00, decorre uma visita guiada ao presépio da Igreja de Santo António dos Olivais, com o objetivo de dar a conhecer as origens e evolução ao longo dos tempos deste modo de sentir o Natal no mundo português.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste presépio é possível encontrar uma série de aspetos demonstrativos de um sentido de humor muito português através de expressões artísticas que não pretendem ser eruditas, mas que procuram de alguma forma aproximar e humanizar os objetos, fazendo com que o espectador se sinta parte integrante da cena representada. A visita pretende ainda dar a conhecer e sensibilizar para a importância deste legado artístico existente na cidade-berço de Joaquim Machado de Castro, o escultor de referência do século XVIII, que ficou no imaginário coletivo associado à elaboração de presépios. A iniciativa é gratuita e o ponto de encontro é na escadaria da Igreja de Santo António dos Olivais.

Já na última semana de 2022, no dia 29 dezembro, 15h00, decorre a visita “Na Baixa de Coimbra, pela mão de Saramago”. Trata-se de uma visita integrada no conjunto de visitas sob o tema genérico “José Saramago, Viajante em Coimbra”.

Em ano e mês de centenário do nascimento de José Saramago, esta visita guiada recria etapas do passeio feito pelo “viajante” na cidade de Coimbra, em janeiro de 1980, narrado na obra Viagem a Portugal, que serve de guião do percurso ao longo do qual serão lidos e descodificados excertos referentes aos locais vivenciados pelo autor na nossa cidade. A iniciativa é gratuita e o ponto de encontro é no Largo da Portagem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE