Vamos

Visitas guiadas e exposições celebram Dia Internacional dos Museus em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 12-05-2022

A Rede de Museus de Coimbra celebra o Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus, em 18 e 14 de maio, com visitas guiadas, inaugurações de novas exposições, numa altura em que a rede admite quatro novos parceiros.

PUBLICIDADE

A Rede de Museus de Coimbra “vai ser protocolarmente aumentada, com o Seminário Maior de Coimbra, a Casa-Museu Elísio de Moura, a Confraria Rainha Santa Isabel, com o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, e a Fundação Inês de Castro, com os jardins da Quinta das Lágrimas”, disse o vice-presidente da Câmara de Coimbra, Francisco Veiga, durante a conferência de imprensa de apresentação do programa, que decorreu hoje, em Coimbra.

Após dois anos de interregno da sua atividade, devido à pandemia, a Rede retoma a sua ação, com iniciativas gratuitas, estando, no entanto, algumas delas sujeitas a inscrição prévia.

PUBLICIDADE

publicidade

No Dia Internacional dos Museus, na quarta-feira, o Museu da Água preparou um jogo e uma visita guiada à “casinha do parque”, e a Casa Museu Bissaya Barreto propõe para além de uma visita guiada à Casa-Museu, uma exposição temporária “Atracar”, de Samuel Ornelas.

No mesmo dia, a Confraria Rainha Santa Isabel propõe uma visita guiada, à igreja do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, e a Direção Regional da Cultura do Centro vai realizar um debate das futuras gerações, denominado por “Que poder têm os Museus?”.

PUBLICIDADE

A Fundação Inês de Castro propõe uma visita guiada aos jardins da Quinta das Lágrimas, e o Museu da Ciência inaugura o “gabinete de curiosidades do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra: uma interpretação”.

Já o Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra preparou uma exposição documental, e o Museu Municipal de Coimbra promove jogos, visitas acompanhadas e exposições, entre outras iniciativas.

O Museu Nacional Machado de Castro apresenta igualmente exposições e o lançamento de um livro. O Seminário Maior preparou visitas guiadas e a Universidade de Coimbra elaborou a subida à Torre.

Na Noite dos Museus, sábado, os interessados podem visitar a exposição na Casa Museu Bissaya Barreto o assistir à 8º sessão do ciclo de música no Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.

Ainda nesse dia, o Museu Municipal de Coimbra preparou a inauguração de exposições e o acesso livre a vários espaços, enquanto o Museu Nacional de Machado de Castro apresenta jogos e visitas ao público, no sábado.

A ideia passa por “dinamizar algumas atividades, diversificar a oferta e promover iniciativas conjuntas através de um sistema informal que visa potenciar a ação museológica no espaço público”, concluiu, Francisco Veiga.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE