Portugal

“Visitas da Luz” enganam com falsas ameaças de multa

Notícias de Coimbra | 34 minutos atrás em 21-12-2025

Nos últimos dias, têm surgido relatos preocupantes de pessoas que receberam visitas inesperadas em suas casas, com indivíduos que se apresentam como sendo “da luz”.

PUBLICIDADE

publicidade

Esses “visitas da luz” seguem sempre um script muito parecido: começam com falas vagas, como “tem algo pendente” ou “viemos ajudar a regularizar o seu contrato”, e logo começam a pressionar. Eles falam de datas-limite e possíveis consequências financeiras, deixando no ar que algo ruim pode acontecer se a pessoa não agir rapidamente.

PUBLICIDADE

publicidade

É aqui que muitos acabam sendo enganados. Na verdade, nenhuma empresa de eletricidade faz esse tipo de abordagem porta-a-porta para resolver contratos. Não há multas por não regularizar nada à porta de casa, e a E-REDES, que é a responsável pela rede elétrica, não visita as residências para tratar de faturação ou questões contratuais.

Se de fato houvesse algum problema com o seu contrato de eletricidade, a empresa entraria em contacto de forma oficial: por carta, e-mail identificado ou diretamente na fatura. Nunca de forma repentina e pressionando a pessoa a tomar decisões imediatas, explica o site Leak.

O verdadeiro objetivo dessas visitas não é ajudar, mas sim tentar vender algo de forma agressiva. Muitas vezes, a intenção é convencer a pessoa a mudar de comercializador sem perceber, ou até recolher dados para iniciar o processo mais tarde. Solicitar números do contador ou pedir para “confirmar uma fatura” são algumas das táticas utilizadas.

É importante frisar: a tal “multa” que mencionam não existe. Não há penalizações legais por não trocar de operador de energia, nem qualquer obrigação relacionada com visitas domiciliárias. As datas-limite, como 31 de dezembro, são apenas para criar urgência e forçar decisões apressadas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE