Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Visitar a Paisagem Protegida da Serra do Açor vai ser mais fácil, seguro e estimulante

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 20-03-2023

O Município de Arganil vai tornar a Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA) mais atrativa, acessível e segura para quem a visita. O projeto que prevê a melhoria das condições de visitação deste que é o maior tesouro natural do concelho de Arganil encontra-se em fase de elaboração e envolve um investimento superior a 158 mil euros, dos quais 150 mil euros serão financiados pelo Fundo Ambiental.

PUBLICIDADE

As intervenções previstas têm um caráter não invasivo, conservando e respeitando as características singulares do património natural da paisagem protegida, onde se encontram inseridas a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena, duas áreas de especial interesse e dois pontos de referência para quem visita o concelho de Arganil.

“Conhecer ou redescobrir a Paisagem Protegida da Serra do Açor vai tornar-se numa experiência mais apelativa e interativa, mas também mais acessível e segura, através da reabilitação e da capacitação das estruturas existentes”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

As ações previstas no âmbito do projeto envolvem a Casa Grande, a Casa da Eira e a Casa da Fraga da Pena, bem como a Zona de Lazer da Fraga da Pena e os percursos pedonais de visitação existentes na PPSA.

A reabilitação da Casa Grande, que acolhe o Centro Interpretativo da PPSA, bem no coração da Mata da Margaraça, considera a intervenção mais expressiva de todo projeto. Além de trabalhos pontuais de reabilitação do edifício, estão previstas a modernização dos equipamentos e a reorganização da exposição e conteúdos, permitindo a introdução de um novo conceito de museografia, mais centrado no digital e na interatividade.

PUBLICIDADE

A Casa da Eira e a Casa da Fraga da Pena vão ser também alvo de reabilitação, de forma a servirem de apoio à organização de atividades de campo e visitas guiadas, funcionando como uma extensão do Centro de Interpretação.

Na Zona de Lazer da Fraga da Pena, da qual faz parte a célebre cascata de 20 metros, um dos principais cartões de visita do concelho, vão ser garantidas melhores condições de acessibilidade, através da instalação de um passadiço com 60 metros. Luís Paulo Costa destaca a importância dos melhoramentos concretizados neste que é um dos locais da PPSA que apresenta maior preocupação em termos de segurança para as pessoas.

“O nosso objetivo foi, desde logo, garantir que quem visita a Fraga da Pena pode usufruir cómoda e tranquilamente e tirar o máximo partido da paisagem idílica que ali encontra”. A aposta passa, por isso, pela melhoria da circulação pedonal, através da estabilização de caminhos e escadarias, mas também através da instalação de estruturas de apoio à visitação, como mesas, bancos e contentores para deposição de resíduos.

Esta ação zeladora e diligente do Município de Arganil estende-se aos percursos pedestres e caminhos existentes em toda a área protegida. A este nível, os trabalhos em vista incluem a desmatação de plantas invasivas; a reabilitação de muretes e contenção de terrenos; a regularização e compactação de solos; a instalação de sinalética direcional e a definição de áreas de interdição. Está, ainda, prevista a instalação de sinalização direcional em todo o perímetro da Serra dor Açor, garantindo a chegada em segurança e sem contratempos dos visitantes.

Esta intervenção é promovida pelo Município de Arganil no âmbito das funções assumidas em 2021, com a constituição da Comissão de Cogestão da PPSA, à qual Luís Paulo Costa preside, salvaguardando que a definição dos investimentos contam com o imprescindível envolvimento do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com