Conecte-se connosco

Lazer

Visita guiada “do Jardim da Sereia ao Adro de Santa Cruz”. Grátis!

Publicado

em

No dia 10 maio, pelas 15:00,  a autarquia de Coimbra promove a visita guiada “Memórias de Santa Cruz – do Jardim da Sereia ao Adro de Santa Cruz”.

A visita está focada na evolução da cidade, com base no espaço que medeia o Jardim da Sereia e o Mosteiro de Santa Cruz, relacionando-a com o desenvolvimento desta casa religiosa, desde a sua fundação até à atualidade.

Fundado no reinado de D. Afonso Henriques, o Mosteiro de Santa Cruz é considerado como a mais importante casa monástica da primeira dinastia e marca um período elementar na formação da identidade de Portugal, contribuindo para a afirmação política de Coimbra durante a fundação do reino. Estendia-se da baixa até à Quinta de Santa Cruz e integrava várias unidades fundamentais à vida da comunidade: horta, celeiro, enfermaria e espaços de lazer protegidos pela sua cerca monacal.

Com início no Jardim da Sereia, a visita tem por objetivo reviver os espaços outrora pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz, a vivência e atividade dos seus Cónegos Regrantes, evidenciando o património deste espaço citadino central, cujo perímetro se revelou de vital importância para Coimbra.

O ponto de encontro é em frente à Casa Municipal da Cultura.

A participação nas visitas é gratuita, mas requer inscrição via e-mail [email protected], através do telefone 239702630 ou presencialmente, na Casa Municipal da Cultura na Rua Pedro Monteiro.

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade