Região

Viseu que saber porque não arrancaram obras do IP3 e acusa ministro de “ilusionismo” com as portagens na A25

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 05-01-2019

A Câmara Municipal de Viseu, liderada pelo PSD, acusou hoje o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, de “ilusionismo” com as portagens na autoestrada A25, ao “dar com uma mão e tirar com outra”.

PUBLICIDADE

Num comunicado enviado hoje à agência Lusa, o município afirma que Pedro Marques “é mestre do ilusionismo, pois consegue, quase em simultâneo, dar com uma mão e tirar com a outra”.

A Câmara Municipal refere que o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, “num dia, aumenta as portagens na autoestrada A25 [que liga Aveiro a Vilar Formoso, passando por Viseu] e nas outras antigas Scut, para todos os que nelas circulam, e, poucos dias depois, vem anunciar, com pompa e circunstância, a redução de portagens para o transporte de mercadorias, num valor semelhante ao estipulado para os aumentos fixados dias antes”.

PUBLICIDADE

Para a autarquia, discriminação positiva “seria não aumentar as portagens nas antigas Scut”, sendo que, no caso da A25, “acresce o facto de sofrer, em 2019, o maior agravamento para as classes 1 e 4, na ordem dos 25 cêntimos”, quando “não existe alternativa rodoviária válida para quem vive e trabalha nesta região”.

A Câmara liderada pelos sociais democratas critica Pedro Marques por estar “já em campanha eleitoral”, fazendo aposta “numa política do parecer em vez do ser”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na nota de imprensa, questiona-se ainda o porquê de Pedro Marques não ter explicado “a razão de ainda não terem arrancado as obras no IP3, que o próprio garantiu, em julho, [que] começariam ainda em 2018”.

“Lamentavelmente, o ministro do Planeamento e Infraestruturas esqueceu-se também de explicar o atraso na apresentação do projeto de requalificação da Estrada Nacional (EN) 229, numa extensão de 10 quilómetros, entre o Parque Empresarial do Mundão e o nó de Sátão”, protesta o município liderado por Almeida Henriques.

Para a Câmara de Viseu, as políticas em prol da valorização do interior, “apresentadas sempre com elevadas doses de cosmética, começam a perder a cor, arrastando-se penosamente entre as viagens mediáticas dos membros deste Governo pelo país real”.

Na sexta-feira, Pedro Marques anunciou, em Mangualde, no distrito de Viseu, a redução de portagens para o transporte de mercadorias nas antigas Scut e um desconto adicional de 25% para as empresas dos territórios de baixa densidade.

Dois dias antes, em Vouzela, o ministro lamentou que a redução do preço de portagens para empresas pareça “quase um segredo bem guardado” e que, nos últimos dias, só se tivesse falado do seu aumento.

Durante a visita àquele concelho também do distrito de Viseu, Pedro Marques referiu que, em breve, haverá novidades relativamente às obras de requalificação do Itinerário Principal (IP) 3, entre Viseu e Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE