Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Vinte e uma listas querem eleger deputados no círculo de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-08-2019

Vinte e um partidos e movimentos apresentaram candidatura às eleições legislativas de outubro pelo círculo de Coimbra, que elege nove deputados e onde os dois mais votados em 2015 mudaram de cabeças de listas.

PUBLICIDADE

O PSD, que há quatro anos concorreu em coligação com o CDS-PP, não recandidata a professora universitária Margarida Mano e avança com a advogada Mónica Quintela, de 52 anos.

A atual ministra da Saúde, Marta Temido, administradora hospitalar, de 45 anos, é a aposta do PS para o círculo de Coimbra, em substituição da docente universitária Helena Freitas.

PUBLICIDADE

publicidade

O Bloco de Esquerda recandidata o professor universitário José Manuel Pureza, de 60 anos, que foi eleito deputado nas últimas legislativas, e a coligação PCP-PEV repete a candidatura do professor e músico Manuel Pires da Rocha, de 57 anos.

O CDS-PP avança com o jornalista Rui Lopes da Silva, de 46 anos, e o Aliança estreia-se em eleições legislativas com o advogado e gestor João Moura Navega, de 63 anos.

PUBLICIDADE

A jurista Sandra Carmo, de 50 anos, é a escolha do Partido Animais e Natureza (PAN) e o Partido Reagir, Incluir e Reciclar (RIR) apresenta como cabeça de lista o artista plástico Nuno Domingos Pedreiro.

Pelo Iniciativa Liberal concorre a gestora e professora Catarina Isabel Maia, de 40 anos, pelo Nós Cidadãos apresenta-se o advogado Miguel Castilho Dores, de 45 anos, e pelo Partido Popular Monárquico (PPM) o jornalista Cabral Oliveira.

O gestor Rui Cristino Mamede, de 29 anos, encabeça a lista do Livre, e Rui Lourenço da Cruz, técnico de instalações elétricas, de 62 anos, lidera a lista do PCTP/MRPP.

O Partido Democrático Republicano (PDR) candidata a assistente operacional Susana Margarida de Almeida, de 48 anos, o Juntos Pelo Povo (JPP) escolheu o bancário Paulo Nascimento Delgado, de 55 anos, e o Partido da Terra (MPT) apresenta-se com Rui Armando Henrique de Campos, consultor, de 46 anos.

Pedro da Costa Marques, advogado, de 50 anos, encabeça a lista do Partido Nacional Renovador (PNR), Sílvia Franklim Marques, monitora, de 33 anos, concorre pelo Movimento Alternativa Socialista (MAS) e Izabel Cunha Rocha, de 84 anos, é o primeiro nome do Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP).

Por seu lado, o Chega designou o advogado João Pacheco de Amorim, de 57 anos, e o Partido Trabalhista Português (PTP) escolheu Ana Luísa Cortes, operadora, de 39 anos.

Nas listas afixadas no Tribunal de Coimbra, que a agência Lusa consultou, os 21 partidos que concorrem pelo círculo de Coimbra são, pela ordem no boletim de voto: CDS-PP, Iniciativa Liberal, RIR, PDR, BE, MAS, PAN, CDU, Partido da Terra, PTP, Chega, PPM, PNR, PS, PURP, PCTP/MRPP, Aliança, PSD, JPP, Nós Cidadãos e Livre.

Nas eleições de 04 de outubro de 2015, a coligação PSD/CDS-PP obteve 37,18% dos votos no círculo eleitoral de Coimbra e elegeu quatro deputados, seguindo-se o PS com 35,28% dos votos e a eleição do mesmo número de mandatos.

Numa eleição em que votaram 56,33% dos 390.947 eleitores inscritos, o BE foi a terceira força mais votada com 9,89%, elegendo um deputado.

De acordo com a Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, atualmente estão inscritos 380.064 eleitores, menos 10.883 do que nas legislativas de 2015.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com