Vamos

Vinhos de Sicó promovem-se em mais uma edição da Vinália em Penela

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 21-06-2023

 A XIII edição da Vinália, organizada pela Junta de Freguesia de Podentes, concelho de Penela, promove, mais uma vez, no próximo fim de semana, os vinhos Terras de Sicó, produzidos em seis concelhos dos distritos de Coimbra e Leiria.

PUBLICIDADE

“O objetivo é promover vinhos característicos deste território, apostando na sua qualidade”, disse à agência Lusa a presidente da Junta de Freguesia de Podentes, no distrito de Coimbra, Anabela Santos.

À semelhança de anos anteriores, o certame organiza o sexto concurso de vinhos do produtor, com cerca de uma dúzia de concorrentes, em que o primeiro prémio é a oferta de todo o processo de certificação, que é suportado por aquela autarquia.

PUBLICIDADE

No âmbito da Vinália, já foi possível certificar cerca de meia dúzia vinhos Terras de Sicó até ao momento.

O evento engloba também a realização das jornadas de vitivinicultura, que vão decorrer no domingo de manhã, sobre “a sustentabilidade na adega”, com uma componente prática numa das adegas daquela aldeia e a vertente teórica no Centro da Cultura e do Vinho das Terras de Sicó.

PUBLICIDADE

publicidade

No sábado à tarde, o certame contempla um ‘sunset’ (pôr-do-sol), na sede da Associação Vinisicó, com degustação de uma dezena de vinhos certificados e animação musical.

O território Terras de Sicó abrange os distritos de Coimbra e Leiria, englobando a totalidade da área dos municípios de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure em torno do maciço da Serra de Sicó, num total de cerca de 1.500 quilómetros quadrados (km2).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE