Coimbra

Vinhos de Setúbal VS Vinhos do Tejo na arena do Devaneio Gastropub em Coimbra (com vídeos)

Bruna Correia | 2 anos atrás em 14-10-2022

O Devaneio Gastropub, que abriu há cerca de sete meses no Adro de Baixo, em Coimbra, promoveu o seu primeiro “Duelo de regiões” para eleger a melhor harmonização entre os vinhos e os pratos. A região de Setúbal, representada pela Sociedade Vinícola de Palmela, e a região do Tejo, pela Quinta da Atela, foram as protagonistas deste encontro que reuniu convidados num jantar dia 13 de outubro. 

PUBLICIDADE

“São várias castas, diferentes vinhos e um menu para harmonizar com pratos diferentes, confecionados pelo chef convidado Tiago Santos e pela chef residente Sara Guterres. É tudo cozinhado no ofir, o nosso fogão a lenha exterior”, avançou Filipe Neto, proprietário do Devaneio.

Foram dados a provar dez vinhos, desde o arinto da Quinta da Atela, ao tinto Castelão da Sociedade Vinícola da Palmela, e até ao espumante Pinot Noir. Os pratos foram cuidadosamente selecionados. Para entrada foi servida a tosta de broa fumada com bacalhau e pimentos, seguindo-se o ceviche de camarão tigre, o lombo de bacalhau da Islândia com puré de ervilha e infusão de wasabi e pinhões e o chuleton maturado 30 dias com salada de moscatel roxo. A sobremesa foi tarte basca com puré de framboesa e crocante de laranja, acompanhada de aguardente vínica com 20 anos da Quinta da Atela.

PUBLICIDADE

“Aqui a ideia não é estar à procura do melhor vinho, mas sim da melhor harmonização. O objetivo é desfrutar do momento com o melhor prato e o melhor vinho“, avançou Luís Simões, da Sociedade Vinícola de Palmela (região de Setúbal). Pedro Santos, da Quinta da Atela (região do Tejo), destacou que gostos são gostos e, por isso, a harmonização “depende do consumidor, ou seja, do tipo de prato e vinho que gosta”. Prova disso é que as opiniões dos convidados divergiram, não havendo nenhum vinho vitorioso. “No entanto, tentamos sempre enquadrar as características do vinho com as características do prato servido”, acrescentou.

A carta do Devaneio Gastropub é constituída por seis entradas, seis pratos principais e cinco sobremesas, sendo que todos os meses são feitas alterações “para surpreender os clientes”.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja os vídeos do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE