Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Vindimas são uma festa em Lagares da Beira

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 25-09-2015

A 5.ª edição da Festa das Vindimas regressa à vila de Lagares da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, nos dias 26 e 27 de Setembro e promete replicar a animação e a mostra etnográfica sobre as vindimas das edições anteriores.

PUBLICIDADE

unnamed

O evento tem como principal objetivo manter viva a tradição das vindimas e, a par disso, cuidar, preservar e transmitir às novas gerações estas tradições que fazem parte da riqueza cultural do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Na edição deste ano, tem destaque a exposição etnográfica “ As Vindimas”, na Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira que ficará patente até ao final do mês. Realizada no Largo da Feira, a Festa das Vindimas conta com várias barraquinhas de produtos regionais, onde não irão faltar os produtos locais de qualidade, como o queijo, os enchidos, o mel, os bons vinhos e os doces típicos de Lagares da Beira, a que se junta o artesanato e bordados.

 Relativamente ao programa, no dia 26 os festejos iniciam às 17h00 com a preparação da labuta com limpeza do lagar/dorna e recolha do material para a vindima, seguido de animação. Às 18h00 tem lugar a inauguração da Exposição Etnográfica “As Vindimas” e às 20h00 é hora de abrir o apetite com uns Torresmos à moda da Beira no jantar da vindima, seguindo-se tradicional baile com o grupo “Sons e Suadelas”.

PUBLICIDADE

  No domingo, a arruada das vindimas dá início à animação, pelas 10h00. Às 11h15 dá-se o início do Cortejo Etnográfico, com participação do Grupo de Concertinas “Sons da Serra”, Rancho Folclórico da Freguesia de Covas (Tábua) e Rancho da Associação Cultural da Freguesia de Seixo da Beira, em direção à vinha, seguido pelo início da vindima e posteriormente da recolha e transporte dos cachos para o lagar do Largo da Feira. Às 13h30 e depois do trabalho feito, é servido o almoço da vindima que tem como prato principal a Feijoada típica da Região. Às 15h00, um dos pontos altos deste fim de semana: ‘a feitoria tradicional do vinho com animação dos grupos etnográficos, o pisar dos cachos no lagar, a feitoria da tradicional Água Ardente/Cachaça e o tirar do vinho doce do lagar’. A terminar a tarde tempo ainda para o desfile de merendas típicas às 17h30, a prova do vinho novo e a merenda das vindimas que encerra o certame.

  Esta celebração em jeito de tributo às vindimas tem mais uma vez a organização do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira, com a parceria do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital e compromete-se a proporcionar momentos de muita diversão, muita animação, boa gastronomia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com