Coimbra

Villa romana de S. Simão apresentada nas Jornadas Europeias do Património (com videos)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 26-09-2020

No largo da capela de S. Simão, uma aldeia a poucos quilómetros a sul de Penela, escondia-se uma Villa romana, um verdadeiro achado arqueológico onde estão a revelar-se  galerias com painéis de azulejos romanos e algumas construções posteriores, provavelmente da idade média.

PUBLICIDADE

A Villa romana de São Simão, que teve com ocupação entre o século II e V d.C. e pertencia ao antigo município de Conímbriga, foi apresentado publicamente pelo presidente da Câmara de Penela e pela arqueóloga municipal, numa visita ao local no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património.

PUBLICIDADE

publicidade

Cerca de quatro anos de escavações têm sido exclusivamente financiadas pelo município de Penela, afirmou o presidente Luís Matias que revelou terem sido descobertos achados da época romana, entre os mais importantes uma construção habitacional e 19 pavimentos de mosaicos, que estilisticamente apontam para fases muito distintas de ocupação até inícios do século V.

“O nosso objetivo é desenvolver um sistema de proteção que permita condições para as escavações e para a visitação”, adiantou o presidente da Câmara, precisando que aquele conjunto arqueológico se situa junto ao adro da Capela da Senhora da Graça, em São Simão. O Notícias de Coimbra acompanhou a apresentação histórica da Villa romana, em direto,pela arqueóloga municipal, Sónia Vicente. Veja aqui o video com a explicação arqueológica.

PUBLICIDADE

A apresentação do sítio conta com a presença de Jorge Alarcão, penelense e especialista da época romana, e Pedro Carvalho, conselheiro científico da vila romana de São Simão e subdiretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Jorge Alarcão, penelense e especialista da época romana, Luís Matias, presidente da Câmara de Penela, e Pedro Carvalho, conselheiro científico da vila romana de São Simão e subdiretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

No primeiro dia das Feiras de S. Miguel, o presidente da Cãmara de Penela falou em direto ao Notícias de Coimbra sobre as comemorações e sobre o concelho. Veja aqui a entrevista de Luís Matias, em video.

Além desta iniciativa, a Feira de São Miguel integra, no domingo, a secular feira das nozes e das cebolas, que, segundo o presidente da Câmara, obedece às regras estipuladas pela Direção-Geral da Saúde para a pandemia da covid-19.

Trata-se de uma feira centenária que não poderia deixar de se realizar e respeita, segundo o autarca disse ao Notícias de Coimbra, todas as regras da DGS, como circuitos de circulação, entradas e saídas, entre outras.

“Depois do ensaio com a Feira do Mel [no Espinhal], temos condições para garantir um bom funcionamento, não interrompendo uma feira centenária”, sublinhou o autarca à agência Lusa, adiantando que apenas não se realiza a Feira Agrícola e Industrial de Penela. Os apontamentos culturais e musicais previstos no programa vão ser realizados em espaços delimitados e com lotação definida, com lugares sentados mediante pré-reserva e também com circuitos específicos de entrada e saída.

Na terça-feira, realiza-se a sessão solene do Dia do Município, com entrega de medalhas honoríficas, e está prevista uma visita aos vários núcleos da exposição da VII Bienal do Humor Luís D`Oliveira Guimarães, que contou com 1.300 trabalhos selecionados, de 480 artistas e cartoonistas participantes, de 74 países. MGP com Lusa

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE