Coimbra

Vila Nova de Poiares:4 milhões de euros para saneamento e abastecimento de água já aprovados

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-06-2020

Na última Assembleia municipal, e na sequência da discussão da tomada de posição em defesa da APIN, foram apresentadas as candidaturas que o Município de Vila Nova de Poiares já viu aprovadas e que representam um valor de investimento de 4 milhões de euros na rede de saneamento e abastecimento de água.

PUBLICIDADE

Conforme explicou o Presidente da Câmara Municipal, «são investimentos urgentes de que o concelho necessita e que só foram aprovados por terem sido submetidos de acordo com as regras do POSEUR, ou seja, no âmbito de um Sistema agregado de municípios, no mínimo de 3 e que abranja um conjunto superior a 50 mil habitantes, como é o caso da APIN».

PUBLICIDADE

publicidade

Referiu ainda que «estes investimentos que já tem candidatura financeira aprovada serão apenas os primeiros de um conjunto de muitos outros que pretendem melhorar o serviço atualmente existente no nosso concelho».

 

PUBLICIDADE

De uma forma detalhada, e com recurso a um relatório técnico que acompanhou a documentação presente à Assembleia Municipal, o Presidente da Câmara explicou e demonstrou a urgência na intervenção nas redes de saneamento e abastecimento de água.

 

Apesar de no caso do abastecimento de água o município ter uma cobertura de 100% é a idade das condutas, tipo de material instalado, condições de execução e em alguns casos a pressão excessiva que mais problemas causa na gestão operacional dos sistemas, com perdas de água que rondam os 60% e roturas quase diárias.

A prioridade será, a este nível, a substituição total das condutas em fibrocimento, que datam das décadas de 50, 60 e 70, e instalação de condutas adutoras para que o abastecimento seja feito pela via gravítica tornando o sistema mais eficiente em termos energéticos e perdas por pressão.

De uma forma global serão realizados investimentos nas redes de saneamento, abastecimento de água sistemas de tratamento ou de recolha das águas residuais nas povoações de Ribas; nas redes de drenagem de águas residuais para Fundo de Vila, Vale de Gião, Ferreira e Avessada; também para substituição e construção dos coletores da rede de saneamento e rede de abastecimento de água nas povoações de Vale de Vaíde, Vila Chã, Cabecinhos, S. Miguel e Vendinha. A estes juntam-se os investimentos das respetivas redes de água e ainda o procedimento para substituição de conduta em fibrocimento na Ventosa e Louredo e construção da conduta adutora em Algaça (e substituição da conduta de distribuição), a que acrescem as empreitadas de rede água, num montante de investimento global de cerca de 4 milhões de euros.

O mesmo responsável reforçou ainda que «são montantes de investimento que o Município só consegue realizar com recurso a financiamento, dependendo por isso da aprovação das candidaturas que, necessariamente tinham de ser submetidas no âmbito da APIN».

Todos os deputados foram unânimes na defesa dos investimentos, que consideraram urgentes e inadiáveis e que, certamente, contribuirão para uma melhoria da qualidade e eficiência dos serviços prestados em matéria de saneamento e abastecimento de água.

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE