Coimbra

Vila Nova de Poiares terá médico de família em setembro

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 02-08-2018

 

PUBLICIDADE

Todos os quase oito mil utentes da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santo André, em Vila Nova de Poiares, vão ter médico de família em setembro, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

“Com o início de funções da nova clínica, que se prevê que aconteça durante a primeira quinzena de setembro, os 7.912 utentes da USF ficarão com médico de família atribuído”, afirma a ARS do Centro em comunicado.

PUBLICIDADE

O organismo do Ministério da Saúde presidido por Rosa Reis Marques tomou esta posição na sequência de uma nota na qual a estrutura do PSD naquele município do distrito de Coimbra alertava hoje para a falta de médicos, o que coloca a USF local de Santo André numa “situação crítica”.

“O PSD entende que dois ou três médicos não têm capacidade de resposta para os doentes que fazem parte dos ficheiros clínicos desta USF”, afirmou em comunicado a secção concelhia do partido.

PUBLICIDADE

publicidade

A Unidade de Saúde Familiar de Santo André “encontra-se a funcionar presentemente com cinco médicos, todos com ficheiro completo, aguardando-se, a curto prazo, a colocação de mais uma médica do concurso de mobilidades”, que já terminou.

“Começa a trabalhar no início de setembro”, reitera a ARS.

A situação da “falta de médicos na USF é de tal maneira grave que, durante o mês de julho, ficou ainda mais crítica pela saída de três médicos, em particular com a saída do doutor Vítor Silva, que apesar de já reformado se mantinha ao serviço”, lamentou hoje o PSD local, numa posição noticiada pela agência Lusa.

Em diferentes ocasiões, os utentes “depararam-se com o seguinte inadmissível aviso: ‘Por motivos de carência de profissionais, não há consultas médicas’”.

O vereador do PSD Pedro Coelho “alertou para esta situação e, conjuntamente com os eleitos por este partido”, na Assembleia Municipal e nas freguesias, contactou aquele médico para “voltar a prestar a sua colaboração na USF de Santo André, a fim de minimizar as dificuldades, uma vez que sem a sua permanência a situação seria de completa rotura”.

O clínico mostrou-se “sensibilizado por este pedido e pelo de todos os profissionais desta unidade”, tendo regressado ao serviço na quarta-feira, “o que irá minimizar os constrangimentos para os que precisam de ser atendidos”, informou hoje o partido.

Contudo, o regresso do médico “não é suficiente, é preciso que as entidades competentes façam mais para que em Vila Nova de Poiares haja o número de profissionais suficientes e que estes façam parte do quadro de pessoal”, defende.

No concelho, o PSD está na oposição desde 2013, depois de Jaime Soares (atual presidente da direção da Liga dos Bombeiros Portugueses e da mesa da assembleia geral do Sporting Clube de Portugal) ter liderado a autarquia durante quase 40 anos, desde o 25 de Abril de 1974.

O PSD perdeu então a presidência da Câmara Municipal para o PS, tendo o socialista João Miguel Henriques sido reeleito para um segundo mandato no cargo, nas autárquicas de 2017.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE