Coimbra

Vila Nova de Poiares regista “resultados excelentes” a promover sucesso escolar

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-09-2020

A Câmara de Vila Nova de Poiares realçou hoje os “resultados excelentes” dos quatro anos de atividade de um projeto de promoção do sucesso escolar que permitiu acompanhar 98 alunos do primeiro ciclo.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

“Foram avaliados 218 alunos, dos quais 98 foram alvo de acompanhamento direto. Dos 218 alunos avaliados, 42 foram encaminhados para serviços específicos, de acordo com as suas necessidades”, designadamente nas áreas social, da saúde, terapia da fala e psicologia.

Em comunicado, a autarquia presidida por João Miguel Henriques refere que, “numa altura em que está a arrancar o novo ano letivo, os resultados de implementação de quatro anos deste projeto para a potenciação do sucesso escolar foram apresentados na reunião da Câmara Municipal e o balanço não podia ser mais positivo”.

“É um projeto extremamente importante para o correto desenvolvimento das crianças e de potenciação das suas capacidades”, salienta o autarca do PS, citado na nota.

Dirigido aos alunos do primeiro ciclo, o projeto Empresários pela Inclusão Social (EPIS) é um programa promovido por técnicas do município de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, em articulação com o Agrupamento de Escolas local e os professores titulares de turma.

“O objetivo é fazer o diagnóstico individual e perceber quais os alunos que necessitam de apoio e promover um acompanhamento de proximidade, não só em contexto de turma, mas sobretudo um acompanhamento individual e personalizado para que o aluno consiga rapidamente colmatar as suas lacunas”, explica João Miguel Henriques.

São apoiados os alunos com “mais dificuldades de aprendizagem, a fim de promover a melhoria do seu desempenho e consequente aproveitamento escolar”.

A apresentação dos resultados ao executivo coube às mediadoras do EPIS, três técnicas contratadas pelo município que estão a “operacionalizar o projeto” desde 2016, segundo a Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE