Região

Vila Nova de Poiares recorda pilotos que morreram na Serra do Carvalho

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 09-07-2025

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e a Força Aérea Portuguesa promovem, nos dias 12 e 13 de julho de 2025, as cerimónias oficiais evocativas da memória dos oito pilotos aviadores da Força Aérea Portuguesa que perderam a vida na Serra do Carvalho, neste Concelho, a 1 de julho de 1955.

O programa tem início no sábado, dia 12 de julho, com destaque para o concerto pela Banda de Música da Força Aérea, que contará com a participação da Filarmónica Fraternidade Poiarense, pelas 21h30, com entrada livre, e que decorrerá na Alameda Santo André.

Nesse mesmo dia será também inaugurada a Exposição da Força Aérea Portuguesa, patente ao público até 31 de julho no Centro Cultural de Poiares, proporcionando uma oportunidade única para conhecer melhor a história e missão da instituição, bem como homenagear aqueles que juraram dar a vida ao serviço da Pátria.

PUBLICIDADE

O ponto alto das comemorações acontecerá no domingo, dia 13 de julho, na Serra do Carvalho, com a presença do Chefe de Estado Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves. Pelas 11h00 terá lugar a missa de sufrágio e evocação junto ao Memorial, seguida da inauguração do novo Monumento “Asas no Silêncio”, que assinala os 70 anos deste trágico episódio da história da aviação militar portuguesa.

O trágico episódio aconteceu em 1955, por ocasião dos festejos do Dia da Força Aérea, quando oito dos doze aviões que compunham a formação comandada pelo Capitão Rangel Lima, se despenharam em plena Serra do Carvalho. 

Desde então, a memória dos aviadores tem sido perpetuada em vários momentos solenes, destacando-se a inauguração, em 1957, do Memorial da Serra do Carvalho, que compreende um Cruzeiro e uma Capela em honra de Nossa Senhora do Ar, e, mais recentemente, em 2005, por ocasião do 50.º aniversário do acidente, a criação do Monumento “Voo dos Anjos”, situado na Avenida Manuel Carvalho Coelho, principal ‘porta de entrada’ do Concelho.

Estas cerimónias, que se revestem de grande simbolismo e emoção, representam um tributo sentido a todos os que serviram e continuam a servir a Força Aérea Portuguesa com dedicação, bravura e coragem.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE