Coimbra

Vila Nova de Poiares quer reduzir risco e severidade de incêndios com novas zonas de intervenção florestal

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 11-08-2020

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) autorizou a criação de duas zonas de intervenção florestal (ZIF) em Vila Nova de Poiares, com uma área total de 5.000 hectares, anunciou hoje a câmara municipal.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a autarquia, no distrito de Coimbra, considera que as novas ZIF, em Arrifana e Santo André, “irão facilitar a aprovação de novos projetos dedicados à floresta, diminuir o risco e a severidade dos eventuais incêndios florestais e melhorar o equilíbrio ecológico no território”.

PUBLICIDADE

“Foi assim coroado de êxito um processo iniciado em outubro de 2017, poucos dias após os trágicos incêndios [de 15 e 16 desse mês], e que integrou o esforço e a vontade do município de Vila Nova de Poiares, em articulação com as juntas de freguesia, e que integrou ainda cerca de 360 proprietários”, refere.

Para a primeira quinzena de setembro, segundo a nota, “vai ser convocada a assembleia geral de aderentes da ZIF Santo André, com vista a eleger os órgãos sociais e acelerar o processo de ‘Uma Nova Floresta para Poiares’”, informa a câmara, presidida pelo socialista João Miguel Henriques.

PUBLICIDADE

publicidade

O território de Vila Nova de Poiares “apresenta uma estrutura de minifúndio, a qual prejudica a rentabilidade das iniciativas dos proprietários, coloca em causa as estratégias conjuntas de proteção e segurança das populações, contribui para a destruição de bens materiais e, consequentemente, de recursos financeiros”, adianta.

A classificação de “ZIF”, apresenta um conjunto de vantagens para os proprietários, nomeadamente gestão profissional e que agrupa o território; apresentação de projetos de maior dimensão e com maior rentabilidade; benefícios e majorações dadas pelo Estado, no momento de aprovação dos apoios financeiros; melhor infraestrutura do território, mais eficaz contra os incêndios; melhoria das práticas culturais, refletindo-se num aumento da produtividade; aumento do equilíbrio ecológico e ambiental, pela diversificação da estrutura dos povoamentos florestais; aumento da rentabilidade da produção florestal, pela diminuição dos custos de exploração e pela valorização do preço dos bens produzidos; benefícios fiscais (isenção do pagamento do IMI); e certificação florestal.

Os proprietários Aderentes mantêm a autonomia de delegar na ZIF a gestão das suas parcelas. O processo de adesão é gratuito, podendo os proprietários que pretendam aderir ás ZIF’s contactar pelos telefones 239421036; 239428087; 911556947

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE