Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Vila Nova de Poiares prevê sair de situação de excesso de endividamento no fim de 2024 (com vídeos)

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 13-01-2023

 A Câmara de Vila Nova de Poiares prevê sair da situação de excesso de endividamento em que se encontra no final de 2024 ou início de 2025, afirmou hoje o presidente do município.

PUBLICIDADE

“Mantendo-se o ritmo de cumprimento das metas do plano de ajustamento, no final de 2024, ou princípio de 2025, o município de Poiares poderá sair, finalmente, da situação de excesso de endividamento em que se encontra e recuperar a autonomia de gestão, sob o ponto de vista legal e financeiro”, afirmou hoje o presidente da autarquia, João Miguel Henriques (PS), na sessão solene do feriado municipal daquele concelho do interior do distrito de Coimbra.

O autarca recordou a auditoria feita às contas da Câmara, em 2013, quando assumiu funções, que demonstrava uma dívida global de 20,5 milhões de euros, que representava 4,7 vezes a média da receita cobrada pelo município, na altura.

PUBLICIDADE

publicidade

“O nosso município tinha um excesso de endividamento de quase 14 milhões de euros”, relembrou, salientando que era uma das cinco autarquias do país “com pior desempenho financeiro”.

Com um plano de ajustamento em vigor desde então, a Câmara de Vila Nova de Poiares já reduziu a dívida total para 12,9 milhões de euros e o índice da dívida total sobre a receita corrente cobrada passou de 4,7 vezes para 1,9 vezes, referiu.

PUBLICIDADE

Salientando as limitações a que o município está sujeito face à sua situação financeira, João Miguel Henriques realçou que os fundos comunitários têm sido essenciais para o investimento do município nos últimos nove anos, destacando obras como a primeira fase de beneficiação do centro de saúde, a infraestruturação da fase dois da zona industrial ou a reabilitação do mercado municipal.

Durante o seu discurso, o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares apontou também para as oportunidades que o município pretende aproveitar no próximo quadro comunitário, nomeadamente a reabilitação do centro histórico da vila, a requalificação da Escola Daniel de Matos e uma segunda fase de requalificação do centro de saúde.

Em perspetiva, está também a criação de um parque verde, com mais de 20 hectares, aproveitando a área entre a zona de maior densidade residencial de Vila Nova de Poiares e o parque industrial.

Na cerimónia, também esteve presente a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que realçou a importância de serem criadas redes e de se definirem estratégias a pensar no próximo quadro comunitário.

Durante a sua intervenção, a ministra frisou ainda que os “maus exemplos” de autarcas que surgem “na comunicação social” não devem desmotivar os restantes.

“Tenho muito orgulho de ser a ministra que vos acompanha. Que estes maus exemplos que repudiamos não vos tirem força, nem motivação, porque não somos todos iguais”, asseverou.

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com