Coimbra

Vila Nova de Poiares: Investimento de 700 mil euros reforça serviço de qualidade em saneamento e abastecimento de água

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-09-2019

A Águas do Centro Litoral (AdCL) assinou, esta semana, os contratos da “Empreitada de Execução do Novo Ponto de Entrega de Águas Residuais na ETAR de Ribeira de Moinhos em Vila Nova de Poiares” e da “Empreitada de Execução da Conduta Adutora Outeiro do Crasto – Entroncamento”, com a empresa Marsilop – Sociedade de Empreitadas, S.A., representando um investimento de perto de 700 mil euros.

PUBLICIDADE

Dois investimentos que vão ao encontro do 6.º ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que visa “garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos”.

PUBLICIDADE

publicidade

A Empreitada de Execução do Novo Ponto de Entrega de Águas Residuais na ETAR de Ribeira de Moinhos em Vila Nova de Poiares vem alargar e assegurar o saneamento a mais uma zona residencial localizada na freguesia de Poiares (Santo André).

Esta obra, que representa um investimento de cerca de 27 mil euros, cria um novo ponto de recolha “em alta” ligado à ETAR de Ribeira de Moinhos, situada no município, que vai garantir o correto tratamento das águas residuais da localidade, devolvendo a água tratada ao meio hídrico em condições ambientalmente corretas.

PUBLICIDADE

A ETAR de Ribeira de Moinhos, inaugurada em 2009, foi projetada para satisfazer as necessidades de tratamento das águas residuais de perto de 5.800 habitantes equivalentes produzidas nas diversas freguesias do concelho de Vila Nova de Poiares, recebendo também efluentes de fossas sépticas da região, servindo, agora, mais uma localidade.

Com vista a garantir a disponibilidade de água de qualidade para todos, foi, ainda, assinado o contrato da Empreitada de Execução da Conduta Adutora Outeiro do Crasto – Entroncamento que vem dar resposta à necessidade, manifestada pelo município, de abastecimento de água a novos aglomerados populacionais.

Esta obra, cujo investimento ronda os 650 mil euros, consiste na construção de uma conduta adutora, de cerca de 7 km de extensão, que interligará o reservatório de Outeiro do Crasto (pertencente ao Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, da AdCL) ao reservatório do Entroncamento (instalação em “baixa”, pertencente ao município), com a criação de um ponto de entrega de água no percurso, na zona de Vale de Viegas.

As intervenções previstas inserem-se numa ótica de otimização energética da conceção do sistema de adução aos reservatórios que abastecem o município, sendo de componente civil, hidráulica e eletromecânica, com a instalação de nós de ligação a montante e a jusante da adução, adaptados com os devidos sistemas de controlo e regulação às infraestruturas existentes.

A gestão da energia é uma das prioridades estratégicas da AdCL e do Grupo AdP – Águas de Portugal, no quadro da promoção de níveis de eficiência que garantam a ecoeficiência e a sustentabilidade das suas operações de abastecimento de água e de saneamento de águas
residuais, tendo implementado um Plano de Eficiência e de Produção de Energia (PEPE), que integra um conjunto de metas e objetivos para o período 2017-2020, que permitirá melhorar o seu desempenho energético.

Dois novos investimentos, em alinhamento com a missão e visão do negócio da AdCL, que visam, essencialmente, a preservação do meio ambiente e da saúde pública.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE