Coimbra

Vila Nova de Poiares é fundadora da Rede de Municípios Amigos da Juventude 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-03-2021

O Município de Vila Nova de Poiares é uma das autarquias fundadoras da Rede de Municípios Amigos da Juventude – plataforma criada no final de 2020 pela Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) -, novidade revelada pelo Presidente da Câmara, João Miguel Henriques, no decorrer da última reunião do Executivo.

PUBLICIDADE

Esta Rede tem por missão consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, traduzindo-se numa rede de contacto e compromisso para a implementação de reais políticas de juventude, e potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem.

Como referiu João Miguel Henriques, «a adesão do Município de Vila Nova de Poiares a esta Rede representa o reforço do compromisso da Autarquia para com os nossos jovens, em desenvolver mais e melhores políticas amigas da Juventude, envolvendo toda a comunidade e as suas forças-vivas, como as associações, na promoção das boas práticas e na criação e definição de estratégias locais estruturantes e sustentáveis dirigidas para os jovens».

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Para assinalar a sua criação a FNAJ promoveu, na última sexta-feira, o I Encontro de Municípios Amigos da Juventude, em formato webinar, e que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e na qual o Município de Vila Nova de Poiares, através do Vice-Presidente Artur Santos, com o Pelouro da Juventude, pôde dar a conhecer as políticas que tem vindo a ser desenvolvidas no Concelho, nomeadamente o programa Jovens Autarcas, o Orçamento Participativo Jovem e o Conselho Municipal da Juventude.

PUBLICIDADE

No decorrer deste Encontro, em que também estiveram presentes as mais de 70 autarquias inscritas na plataforma, foram ainda apresentadas as linhas orientadoras da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, os projetos FNAJ de impulso e otimização da ação para a juventude e a “Agenda para a Inovação das Políticas da Juventude”. Durante a sessão foi ainda apresentado o selo “Municípios Amigos da Juventude”.

Promovida pela FNAJ, a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude é pioneira na sua conceção e encontra-se assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude. Todos os municípios aderentes ficam com acesso a uma base de boas práticas, à criação de sinergias intermunicipais e à participação privilegiada em seminários e eventos para a juventude.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE