Coimbra

Vila Nova de Poiares disponibiliza 100 mil euros para apoiar famílias

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-03-2021

O Município de Vila Nova de Poiares aprovou por unanimidade, na reunião que decorreu na passada sexta-feira, a segunda edição do Fundo Municipal de Emergência – Apoio às Famílias, uma medida extraordinária de apoio aos agregados familiares em situação de vulnerabilidade económica ou que viram os seus rendimentos reduzidos devido à pandemia da Covid-19

PUBLICIDADE

De acordo com o Presidente da autarquia, João Miguel Henriques, “a Câmara Municipal vai destinar 100 mil euros do seu orçamento para prestar um apoio bimestral, proporcionando um apoio financeiro excecional e temporário exclusivamente às famílias com baixos rendimentos, que mais sofreram com as consequências negativas desta pandemia, procurando mitigar esses mesmos efeitos”.

“Este apoio destina-se ao pagamento total ou parcial de despesas consideradas essenciais, designadamente consumo doméstico de água, eletricidade, gás, medicação, comunicações, rendas habitacionais e/ou empréstimo bancário à habitação, alimentação ou outra necessidade básica elementar devidamente fundamentada”, referiu João Miguel Henriques, acrescentando que “a diferença para a medida implementada em 2020 está na possibilidade de incluir nestes apoios os equipamentos informáticos e comunicações, por forma a garantir o acesso ao ensino à distância e ao regime de teletrabalho”.

PUBLICIDADE

Como referido, os pedidos devem ser feitos bimestralmente, sendo que neste momento já se encontra aberto o período para que as famílias possam solicitar o apoio para os meses de janeiro e fevereiro. O requerimento para estes dois meses deverá ser entregue até final de março nos serviços municipais.

Para tal, deverá ser preenchido um formulário que o Município disponibiliza no seu site, em www.cm-vilanovadepoiares.pt ou diretamente no Balcão Único de Atendimento, sendo que neste caso deverá ser feita a prévia marcação. O serviço de Ação Social está disponível para esclarecimentos, podendo ser contactado por telefone 239 420 850, ou email asse@cm-vilanovadepoiares.pt

PUBLICIDADE

publicidade

Durante a reunião do Executivo, João Miguel Henriques adiantou que “este apoio de 100 mil euros destinado às famílias estará disponível, para já, até 30 de junho, sendo que em função da avaliação que for feita à execução da medida, não só poderemos aumentar o valor em causa, alocando mais alguma verba do Orçamento Municipal, como poderá também ser estendido o seu período”.

O Presidente da Câmara Municipal anunciou ainda que pretende levar este mês à votação o apoio destinado ao tecido empresarial e comercial local. “Decidimos auscultar os nossos empresários e comerciantes, por forma a que possamos responder àquilo que são as reais necessidades deste setor. Será um apoio prestado numa lógica diferente do que aconteceu em 2020, já que iremos alargar o leque de atividades, direcionada para situações de perda de receita, mas também para fazer face a outras despesas como as rendas, que continuaram a ser cobradas ainda que os empresários tivessem de manter as portas encerradas”, concluiu João Miguel Henriques.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE