Coimbra

Vila Nova de Poiares aprova orçamento de 12,5 milhões de euros para 2019

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 02-11-2018

 

 O município de Vila Nova de Poiares aprovou um orçamento de 12,5 milhões de euros para 2019, o que representa um aumento de dois milhões relativamente a 2018, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O aumento, segundo o município do distrito de Coimbra, é “explicado pelo conjunto de investimentos que já estão em curso, mas que transitarão para 2019, e que serão alvo de financiamento, sendo por isso identificados no orçamento do próximo ano”.

A requalificação do Mercado Municipal, com uma dotação de quase um milhão de euros, e a primeira fase da infraestruturação do polo II da zona industrial, com 500 mil euros, são os dois grandes projetos da autarquia para 2019.

PUBLICIDADE

No caso do polo II da zona industrial, trata-se de uma obra com financiamento aprovado e cujo valor global ascenderá a cerca de dois milhões de euros.

“A redução do endividamento continua a ser uma das principais apostas do executivo municipal, razão pela qual os custos com o serviço de dívida representam um valor superior a um milhão de euros”, refere o comunicado do município.

PUBLICIDADE

publicidade

O orçamento “é ainda condicionado pelos incêndios de 2017, na medida em que contempla um conjunto de ações previstas que se traduzem em quase um milhão de euros, grande parte já comprometidos e em fase de execução, mas que necessariamente transitam para 2019”.

A descida do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 0,5% para 0,45% foi outra das novidades do orçamento.

Citado na nota, o presidente da autarquia, João Miguel Henriques, explicou que esta medida só é possível “devido ao enorme rigor e transparência aplicados na execução do Plano de Ajustamento Municipal e que agora permite renegociar os termos da assistência financeira e, assim, reduzir algumas das limitações que nos tinham sido impostas”.

O autarca manifestou a “intenção de dar continuidade à implementação de uma gestão sustentável, centrada nas pessoas, procurando a melhoria da sua qualidade de vida e do seu bem-estar económico e social, sem colocar em causa a sustentabilidade das finanças municipais e o equilíbrio intergeracional”.

“Este é sem dúvida um bom orçamento, de continuidade e que devolve esperança às pessoas, dando-lhes a confiança de que cada vez é melhor viver em Poiares”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE