Região

Vila Nova de Poiares aprova orçamento de 11,3 milhões de euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 29-12-2021

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares, concelho do distrito de Coimbra, aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022, no valor de 11,3 milhões de euros, anunciou hoje a autarquia.

PUBLICIDADE

O documento foi aprovado com os votos favoráveis do PS, abstenção da bancada do PSD e voto contra do deputado municipal eleito pela CDU, afirmou a Câmara de Vila Nova de Poiares, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O Orçamento Municipal “tem a preocupação de ser o mais realista possível, incluindo apenas a receita que temos garantia de receber com projetos cujas candidaturas já têm financiamento aprovado, ainda que o município tenha um conjunto de outros investimentos previstos, apenas identificados neste documento mas sem dotação financeira alocada, atendendo a que dependem da aprovação de candidaturas a apresentar” a fundos comunitários e no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), afirmou o presidente da Câmara, João Miguel Henriques, citado na nota de imprensa.

PUBLICIDADE

Apesar das incertezas face à pandemia, o município optou por incluir no documento várias atividades e eventos que esperam realizar em 2022, como é exemplo a POIARTES.

A maior fatia do Orçamento vai para as funções sociais, com um investimento global na ordem dos quatro milhões de euros, pesando também para isso a transferência de competências nas áreas da educação, saúde e ação social, explicou a autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda nesta vertente, o município prevê requalificar a escola sede do agrupamento do concelho e a requalificação do centro de saúde.

Segundo a nota de imprensa, o documento contempla um reforço da verba disponível para apoiar as instituições do concelho, com uma dotação global de 505 mil euros, que procura amparar as coletividades face ao impacto que a pandemia continua a ter nas suas atividades.

No setor do ordenamento do território, Poiares prevê investir cerca de 1,1 milhões de euros em ciclovias, vias de circulação pedonal e requalificação do centro histórico da vila, bem como no projeto do Parque Verde, entre outras ações.

Na cultura, há um reforço do investimento face a três projetos financiados a 100% – “Do Xisto à Chanfana”, “Artes à Rua” e “Entre Deus e o Diabo”.

Em 2022, a autarquia do interior do distrito de Coimbra prevê ainda avançar com um terminal logístico e com a criação de espaços de ‘cowork’ no edifício do Mercado Municipal de Vila Nova de Poiares.

De acordo com a nota de imprensa, o PSD optou pela abstenção por discordar “de algumas das opções apresentadas” e a CDU votou contra por “considerar não haver uma estratégia no apoio à pequena agricultura, nem definição de políticas de habitação e falta de aposta nos transportes”.

O documento agora aprovado representa cerca de menos 300 mil euros em relação ao orçamento para este ano, que ronda 11,6 milhões de euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE