Coimbra

Vila Nova de Poiares aprova contas de 2020 sem dívidas a fornecedores

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 25-05-2021

O município de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, obteve um saldo de gerência de um milhão de euros nas contas de 2020, que terminou sem dívidas a fornecedores, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“Os resultados apresentados demonstram uma clara estabilização do processo de gestão ao longo dos últimos sete anos, comprovativo do rigor com que são geridos os recursos existentes e transmitindo para todos os parceiros e para a população em geral uma imagem de confiança e credibilidade”, salientou o presidente da Câmara.

Em comunicado, a autarquia liderada por João Miguel Henriques (PS) realçou “a redução do excesso de endividamento em menos 13% face a 2019, e a redução da dívida total em mais de 6,5 milhões de euros face ao valor encontrado em 2013”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o presidente da Câmara, estes números representam uma redução da dívida ao ritmo de mais de um milhão de euros por ano, “o que significa mais de 10% da nossa capacidade orçamental”.

“É um enorme esforço que fazemos na nossa gestão, que demonstra o nosso compromisso com uma gestão equilibrada e de contas sérias”, referiu João Miguel Henriques.

PUBLICIDADE

Segundo o autarca, o combate à pandemia da covid-19, que absorveu em 2020 mais de 350 mil euros em ações diretas e prescindiu de cerca de 60 mil euros de receita em isenções, não afetou o compromisso com a diminuição da dívida e o esforço na redução do endividamento.

Na apresentação das Contas de 2020, João Miguel Henriques destacou também “a elevada taxa global de execução (de 85,82%), que demonstra bem o rigor e a fiabilidade do orçamento que apresentámos”.

“Trata-se de um documento na sequência do que tem vindo a ser apresentado nos últimos anos, evidenciando uma clara normalização do processo de gestão, com resultados estáveis, num enorme respeito pelo rigor e pela transparência com que se utilizam fundos públicos municipais”, sublinhou o presidente do município.

A ausência de dívidas a fornecedores e a redução do prazo médio de pagamentos para 15 dias foram também realçados pelo autarca, que considerou serem “uma excelente carta de recomendação’ do município para as nossas empresas e fornecedores”.

As contas foram aprovadas por maioria, com a abstenção do único vereador do PSD.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE