Região

Vila Nova de Poiares acolhe polo do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 22-03-2024

Vila Nova de Poiares vai acolher o polo distrital de Coimbra do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, que irá funcionar num espaço do município, disse o presidente da Câmara.

PUBLICIDADE

O município de Vila Nova de Poiares assinou na quinta-feira o protocolo com vista à criação do polo distrital do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, entidade nacional sediada em Loulé (distrito de Faro), que terá como objetivo formar profissionais para oferecerem melhores cuidados e atividades aos idosos do distrito de Coimbra, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara, João Miguel Henriques.

“Foi uma oportunidade que surgiu. A Câmara participa em muitas ações relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável, temos muitos projetos nessa área e, na sequência de uma participação numa ação de entidades de todo o país, percebemos que o Centro de Competências iria desenvolver esta atividade e criar polos e manifestámos a nossa disponibilidade para receber o polo distrital de Coimbra”, disse o autarca.

PUBLICIDADE

Em Vila Nova de Poiares, haverá duas salas e um auditório ao dispor do polo, num edifício municipal contíguo aos Paços do Concelho.

O polo terá duas técnicas em permanência, que irão formar e capacitar “todos os agentes que trabalham com pessoas idosas, ao nível da segurança, atividade física ou saúde, para contribuir para um envelhecimento mais ativo”, aclarou.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo João Miguel Henriques, a procura de um envelhecimento mais ativo e saudável é uma preocupação da Câmara, caracterizado por uma população envelhecida.

“Temos algumas ações desenvolvidas, há outras em parceria com entidades locais e agora com a criação deste polo esperamos que a proximidade com os técnicos nos possa dar mais um apoio quer à Câmara, quer às IPSS [instituições particulares de solidariedade social], para melhorarem a atividade que desenvolvem”, salientou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE