A VIII Academia Europa encerrou com um balanço muito positivo, destacando a importância da participação juvenil e a urgência de uma nova visão para a UE.
O evento – promovido pelo Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPEEC), Federação Nacional dos Estudos Europeus (FNEE) e o Europe Direct da Região de Coimbra e Leiria, com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e, nesta edição, do Município da Mealhada – reuniu 50 jovens de todo o país, reforçando o papel das academias como motores de cidadania ativa e formação de líderes baseados em princípios e valores éticos.
Na sessão de encerramento, a Vice-Presidente da Federação Nacional dos Estudos Europeus, Alexandra Santos, elogiou o entusiasmo dos participantes, sublinhando a tendência crescente de envolvimento. “A VIII Academia Europa foi um sucesso e deve-se a vocês, porque todos os anos tem encontrado jovens mais participativos.”, disse.
PUBLICIDADE
Por sua vez, a vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Filomena Pinheiro, apelou a uma liderança inspirada no passado, mas voltada para o futuro, evocando a figura de Jacques Delors.
“Há uma necessidade de mudança rápida na Europa, com certeza que precisamos de um novo Jacques Delors”, realçou, sublinhando a sua importância histórica e a relevância dos seus ideais para a Europa atual.
A ligação entre educação e liderança foi destacada pela vice-presidente, que salientou a perenidade dos princípios educativos: “Os quatro pilares da educação que ele apresentou no relatório mantêm-se vivos até hoje. Ele foi realmente o Salvador da Europa quando ela estava em crise, quem sabe se não teremos outro tão acessível, sensível e tão sábio.”
Filomena Pinheiro frisou ainda o papel da Academia na formação de líderes: “Esta Academia é uma fábrica de pessoas certas para a Europa. Se queremos uma região melhor, temos de ter um País melhor, uma Europa melhor e um Mundo melhor.”
Dirigindo-se diretamente aos jovens, a autarca incentivou-os a assumir as rédeas do seu futuro com ética e justiça. “Cabe-vos a vocês, como homens e mulheres que estão aqui e que vão construir o futuro da Europa, que tenham a capacidade transformar o mundo de uma forma equilibrada e justa e que aprendam a exigir e a fazer valer os vossos direitos. Apostem na razão quando tiverem de decidir, pensem no vosso futuro e dos vossos filhos. Abandonem o espírito de partidarismo e sejam! Sejam fiéis aos vossos princípios e valores, porque desta forma não há nada que vos destrua.”
Paula Silvestre, diretora do Departamento de Organização Intermunicipal, Desenvolvimento Social e Modernização da CIM Região de Coimbra, reforçou a importância da paixão no trabalho regional e garantiu o apoio contínuo ao programa europeu: “Acreditar naquilo que fazemos com paixão é muito importante. E enquanto eu fizer parte daquilo em que acredito, como a construção do território da Região de Coimbra, estarei aqui. Assim como acreditar no programa europeu é muito importante. As portas do Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria estão sempre abertas para vocês.”
A responsável da CIM Região de Coimbra concluiu a intervenção com o desejo de que os laços criados na Academia perdurem: “Espero que levem muito conhecimento desta academia, mas acima de tudo que tenham uma rede de amigos para o futuro e que se tenham divertido.”
Na sessão foi ainda confirmado que a próxima edição da Academia Europa terá lugar no Município de Condeixa-a-Nova.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
