Coimbra

Vidraria de Mortágua apresentou nova tecnologia na produção de vidro duplo

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-09-2018

 A Vidraria de Mortágua, instalada no Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira, realizou no passado dia 14 um “Open Day (dia aberto) que serviu para dar a conhecer aos seus clientes a sua nova tecnologia na produção de vidro duplo, denominada “Super Spacer”.

PUBLICIDADE

No lançamento marcaram presença parceiros comerciais e clientes, representantes do IAPMEI, Helena Nunes e João Matias, consultores e convidados.

PUBLICIDADE

publicidade

Após um “briefing” em que foram apresentadas as características e vantagens “energéticas” do novo produto, seguiu-se uma visita à empresa, orientada pelos administradores José Pires, Nuno Morais e Humberto Moniz, durante a qual foram explicados os mais recentes investimentos tecnológicos e sistemas de produção implementados na empresa.

Desde 2014 a Vidraria de Mortágua investiu cerca de 10 milhões de euros, entre ampliação de instalações fabris e aquisição de novos equipamentos. Este ano começou a funcionar o maior forno de têmpera existente em Portugal, com as dimensões de 7,20m, x 3,30m. O ano passado a empresa investiu numa linha de serigrafia para vidro duplo e num produto inovador denominado “super special”.

PUBLICIDADE

A tecnologia “Super Spacer” é a mais recente novidade da empresa. “Neste momento somos o único fabricante deste produto na Península Ibérica em termos industriais”, referiu, José Pires, Sócio-Administrador da Vidraria de Mortágua.

“Super Spacer” é considerado um produto inovador, ideal para fachadas envidraçadas e com elevada eficiência energética, resistência à humidade e durabilidade acima de qualquer produto do mercado. “Tem um elevado coeficiente energético, muito superior ao separador de alumínio, que é o que existe atualmente. São caraterísticas muito importantes para as pessoas que vivem nalgumas regiões, que enfrentam climas extremos, no verão e inverno”, explicou José Pires.

Com este investimento, a Vidraria de Mortágua posiciona-se na vanguarda quer em termos de capacidade de produção quer de inovação. A qualidade, a inovação e a diferenciação de produtos tem sido uma constante no processo evolutivo da empresa, que vem afirmando-se como um “player” competitivo nesta área, ao nível do que melhor se faz em termos internacionais.

A Vidraria de Mortágua emprega 92 colaboradores, mais 17 do que tinha há cerca de ano e meio.

Vidraria de Mortágua afirma que “Nós vamos terminar este investimento, pensamos que estará finalizado em março de 2019, e agora vamos consolidar, assentar ideias, mas continuando sempre a evoluir para apresentar as melhores soluções aos clientes. Um projeto estruturante como este não se faz todos os anos”.

Os investimentos foram realizados com capitais próprios e apoios do Portugal 2020 (financiamento do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas).

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, convidado a associar-se ao evento, destacou a estratégia de crescimento e inovação da empresa, que em contraciclo à crise dos últimos anos, nomeadamente no setor da construção, investiu na ampliação das instalações, na aquisição de novos e modernos equipamentos, na criação de postos de trabalho, sendo hoje uma empresa de referência e de topo na área da produção de vidro, a nível nacional e da Península Ibérica,

 “Estes empresários tiveram coragem, arrojo, andaram para a frente, investiram, cresceram, enquanto outras empresas estavam a travar, a abrandar. E construíram uma empresa que é hoje das mais tecnologicamente evoluídas na Península Ibérica na área do vidro plano”, acrescentou o autarca.

Júlio Norte salientou a aposta da empresa, não só na inovação em novos produtos, mas igualmente na eficiência energética, possuindo o maior parque fotovoltaico instalado numa unidade industrial em Portugal. “Enquanto representante desta comunidade tenho de estar muito satisfeito e sentir orgulho de ter em Mortágua um empresa como esta e estes empresários, que estão a inovar, a criar postos de trabalho, a gerar riqueza e a liderar o mercado nacional nesta área”, afirmou.  

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE