Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Videovigilância de Coimbra em fase final de testes. Sorria! Vai ser filmado

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-02-2021

Está em fase de testes finais o novo sistema de videovigilância no centro histórico da cidade, instalado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra depois de um despacho positivo do Governo. Este é o culminar de um trabalho de vários anos da autarquia para reforçar a segurança na cidade, em coordenação e estreita colaboração com a PSP, a Comissão Nacional de Proteção de Dados e o Ministério da Administração Interna.

PUBLICIDADE

Está na reta final de testes o novo sistema de videovigilância da cidade de Coimbra, cuja coordenação, recolha dos dados e ativação dos dispositivos (incluindo a reserva dos dados e o acesso) será feita, exclusivamente, pelo comandante distrital da PSP de Coimbra.

A CM Coimbra já instalou o sistema e adquiriu os serviços de comunicações para interligação das câmaras de vigilância com o posto de comando da PSP, estando agora a ser afinados os procedimentos, designadamente a verificação da qualidade da imagem captada e o reforço da sinalética na via pública, de acordo com a legislação em vigor.

PUBLICIDADE

publicidade

Já em outubro, o presidente da autarquia, Manuel Machado, salientou que os serviços municipais ou terceiros não vão ter intrusão no sistema, que será gerido unicamente pela PSP de Coimbra, salientando que o parecer positivo da Comissão Nacional de Proteção de Dados foi precisamente o mais difícil de conseguir.

Segundo o autarca, o Município de Coimbra anda “há anos a trabalhar com a PSP, que tem feito um trabalho notável nesse domínio, para a reinstalação dos sistemas de videovigilância nos sítios adequados face às necessidades da cidade”. “O nosso trabalho é de cooperação com o ministério da Administração Interna e com as forças de segurança para tranquilizar as pessoas, mas com garantia de que não haverá nenhuma deriva”, sublinhou Manuel Machado.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com