Coimbra

Vídeos exclusivos: Informático dado como “desaparecido” em Coimbra foi encontrado vivo

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 28-07-2021

A GNR localizou hoje, com vida, o homem de 41 anos que tinha sido dado como desaparecido na terça-feira, junto ao Mondego, na localidade de Casais, Coimbra. O homem foi encontrado pelas 8:300, pouco depois de aquela polícia ter retomado as buscas, relatou o Notícias de Coimbra em exclusivo do local.

PUBLICIDADE

O homem de 41 anos, é engenheiro informático, residente em São Pedro de Alva, no concelho de Penacova, estava desaparecido “desde a madrugada de segunda-feira” e foi encontrado com vida próximo da ponte de Casais, informou o comandante do Destacamento Territorial da GNR de Coimbra, Rui Silva.

“O cidadão estaria desaparecido desde domingo à noite, segunda de madrugada, iniciámos a nossa operação de busca em coordenação com as forças que já estavam no local. Iniciámos a nossa operação, da GNR, hoje às 9h da manhã, contámos com o reforço do Núcleo Especial de Operações Subaquáticas, sediado em Lisboa”, explicou o comandante Rui Silva.

PUBLICIDADE

“Hoje iniciámos as buscas no rio Mondego, na ponte dos Casais na cidade de Coimbra e foi nesse local que conseguimos localizar o cidadão, que estava relativamente próximo dessa ponte, fora do rio, já na margem direita, no solo e escondido por alguma vegetação”, explicou o capitão.

Após a sua localização foi transportado para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra para observação e tratamento, disse ao NDC.

PUBLICIDADE

publicidade

“As buscas incidiram não só no sistema de rega, na margem também territorial, junto ao rio e no próprio leito do rio”, detalhou Rui Silva.

Rui Silva acrescentou que o homem se encontrava com vida e com os “sinais vitais normalizados, mas com algumas dificuldades, provavelmente resultantes do facto de ter pernoitado várias noites fora da habitação”.

“Ele falou connosco, transmitiu-nos que se ausentou de casa por opção e que estava bem e no local também não detetámos qualquer evidência de prática de crime”, acrescentou o capitão da GNR de Coimbra, sem avançar mais informações sobre possíveis causas que expliquem o desaparecimento deste homem, durante um período de pelo menos dois dias.

O comandante da GNR acredita que o homem chegou a estar dentro de água, visto que quando foi encontrado a sua roupa estava “meio húmida”.

Na terça-feira, mergulhadores dos Bombeiros Sapadores de Coimbra realizaram buscas no canal de rega do Mondego, à procura do homem dado como desaparecido.

Na altura, o chefe da Unidade de Mergulhadores da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC), Rui Pereira, referiu que o homem “já é reincidente” em desaparecimentos.

“Já não é a primeira vez que acontece com a mesma pessoa. Felizmente, das outras vezes tem aparecido e não quer dizer que desta também não apareça com vida. Mas o nosso trabalho é um bocado inglório, porque não há nada rigoroso, um indício evidente que esteja ali”, disse Rui Pereira.

As buscas iniciaram-se na manhã de terça-feira junto ao dique de Casais (na margem direita do Mondego, perto do Centro Hípico de Coimbra), local onde, na noite de segunda-feira, foi detetado o carro do homem de 41 anos, com a porta aberta.

Veja o vídeo do direto NDC do momento em que o homem foi encontrado:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE