Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Vida e obra de Manuel Fernandes Thomaz eternizada num mural da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 08-06-2023

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, inaugurou na manhã do dia 7 de junho, na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, um mural alusivo à vida e obra de Manuel Fernandes Thomaz.

PUBLICIDADE

A iniciativa realizou-se no âmbito do projeto que o município propôs desenvolver, este ano letivo, aos Agrupamentos de Escola e Escola não agrupada deste concelho, no âmbito da evocação dos 200 anos da morte de Manuel Fernandes Thomaz e integrado no Plano Nacional das Artes (PNA).

O contributo da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho para o projeto foi a criação de um mural com 16 metros de comprimento, que envolveu toda a turma do 11º H e o professor da disciplina de Desenho, Jorge Borges.

PUBLICIDADE

publicidade

Pedro Santana Lopes felicitou os artistas, os professores, os técnicos municipais e o PNA pela iniciativa. “O que aqui está é bonito” referiu salientando a referência cronológica, no mural, a duas datas tão significativas como a da morte de Fernandes Thomaz e a do cinquentenário do 25 de Abril.

O presidente da câmara disse ainda que irá ponderar alternar as habituais cerimónias do 24 de agosto, entre a Praça 8 de maio, onde se encontra a estátua e os restos mortais do “Patriarca da Liberdade” e o mural hoje inaugurado, para si “tão significativo e expressivo”.

PUBLICIDADE

Santana Lopes formulou votos para que a escola “continue com esta excelência de que tanto se orgulha e faz jus”.

Marcaram presença na cerimónia a vereadora da Educação Olga Brás, o responsável na região para o PNA, António Cerdeira, o diretor da escola Dr. Joaquim de Carvalho, Carlos Santos, a professora Manuela Amorim, interlocutora da escola com o PNL e o município, docentes e técnicos municipais.

António Cerdeira salientou, em geral, a importância do PNL para a promoção das artes junto da comunidade escolar e, em particular, este projeto que o município da Figueira da Foz desenvolveu junto com os estabelecimentos de ensino e que permite que os alunos fiquem cada vez mais conhecedores da história e património locais, através de um denominador comum, as Artes.

De salientar que, este ano letivo todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho aderiram ao Plano Nacional das Artes e, de alguma forma, todos os ciclos de ensino participaram no projeto da evocação do bicentenário da morte de Manuel Fernandes Thomaz.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com