Universidade

Vice-reitor da Universidade de Coimbra ingressa no Centro de Pesquisa Científica de França

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 16-01-2024

O vice-reitor da Universidade de Coimbra para a Cultura, Delfim Leão, tomou posse, esta terça-feira, como membro do Conselho Científico de Instituto do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) de França para a área das Humanidades e Ciências Sociais.

PUBLICIDADE

Trata-se do primeiro docente e investigador português convidado para estas funções, na qualidade de “personalidade científica estrangeira”. Enquanto membro do Conselho Científico de Instituto do CNRS terá, entre outras, funções de aconselhamento e acompanhamento do director do organismo e de reflexão crítica.

Doutorado em História da Cultura Clássica e professor catedrático da Universidade de Coimbra (UC), Delfim Leão é um profundo conhecedor da obra literária de António Arnaut, falecido em 2018, criador do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na qualidade de ministro dos Assuntos Sociais (1978), co-fundador do PS e antigo grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (Maçonaria).

PUBLICIDADE

“O convite para integrar, enquanto especialista estrangeiro, o Conselho Científico do CNRS, na área das Humanidades e Ciências Sociais, constitui uma oportunidade única para contribuir para a definição de políticas científicas com fortíssima projecção internacional; representa ainda um estímulo para alinhar a actividade científica da Universidade de Coimbra com práticas internacionais de referência”, assinala o empossado.

O Centre National de la Recherche Scientifique possui 10 conselhos científicos de instituto, divididos por áreas do saber. Cada conselho tem 24 membros, 12 dos quais propostos pelo presidente do CNRS (de acordo com o seu perfil de especialização).

PUBLICIDADE

publicidade

A proposta de investidura de Delfim Leão foi aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho Científico Geral do CNRS..

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE