Conecte-se connosco

Cidade

 Viaturas mais amigas do ambiente na recolha de resíduos em Coimbra

Publicado

em

Coimbra tem a partir de hoje seis novas viaturas movidas a gás natural comprimido (GNC) para recolha de resíduos e lavagem de contentores, anunciou a Câmara da cidade.

“Esta aposta vai permitir uma melhoria do conforto e da qualidade de vida da população, pois estas viaturas emitem menos ruído, tanto no funcionamento como na recolha”, afirma a autarquia, numa nota hoje divulgada, sublinhando que “as emissões carbónicas para a atmosfera são bastante mais reduzidas”.

No total, são “seis novas viaturas movidas a GNC que vão operar em Coimbra, de um total de 15 deste género, adquiridas pela SUMA [Serviços Urbanos e Meio Ambiente] para todo o território nacional” – três são de recolha de resíduos urbanos sólidos de 15 metros cúbicos (m3), duas de recolha de resíduos urbanos sólidos de 20 m3, uma das quais equipada com grua, e outra de higienização de contentores (08 m3).

As viaturas GNC apresentam, face à gasolina e ao gasóleo, “vantagens importantes em termos ambientais, uma vez que permite produzir menos 75% a 85% de óxidos de azoto, gerando, simultaneamente, menos 25% de CO2”.

Esta frota será operada pela SUMA, empresa contratada pela autarquia desde 2018 para prestar os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos. Desde então, “a autarquia já investiu mais de três milhões de euros que permitiram a recolha de cerca de 90 toneladas de resíduos urbanos, a que acresce o que é recolhido diretamente pela autarquia e o investimento no tratamento de resíduos prestado pela ERSUC [empresa Resíduos Sólidos do Centro]”.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com