Polícias

“Viajar sem pressa”: ANSR, GNR e PSP declaram guerra à velocidade

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 03-06-2025

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR lançam na quarta-feira a campanha “Viajar sem pressa” para alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, esta é a sexta das 11 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas para este ano, a realizar mensalmente, segundo um comunicado conjunto da ANSR, Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR).

PUBLICIDADE

À semelhança de 2024, no PNF de 2025 os temas das campanhas de sensibilização e de fiscalização são: velocidade, álcool, acessórios de segurança, telemóvel e veículos de duas rodas a motor.

No âmbito da campanha, que termina na quarta-feira dia 11 de junho, a ANSR realizará ações de sensibilização em todo o país, enquanto as operações de fiscalização, “com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário”, ficam a cargo da PSP e da GNR.

As autoridades lembram que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes nas estradas e é responsável por mais de 60% das infrações registadas.

A ANSR, a GNR e a PSP recordam que a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE