Região

Viagem inaugural da Ativar N17 começou com convívio e sabores na Estrada da Beira

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 28-11-2023

A gastronomia foi o mote da primeira viagem promovida pela Ativar N17. Com o objetivo de desenvolver experiências turísticas que recuperem e valorizem as genuínas tradições e memórias da Estrada Nacional 17 – mais conhecida por Estrada da Beira -, o projeto deu oficialmente início à sua atividade este domingo, dia 26 de novembro, em parceria com a Associação Apojovi (Coimbra).

PUBLICIDADE

Uma Tricana serviu de guia a um grupo de 15 pessoas que decidiu passar o domingo, dia 26 de novembro, a degustar alguns dos sabores icónicos da Região Centro. A viagem começou em Coimbra, na famosa Pastelaria Briosa, onde um conjunto de doces conventuais regados com um shot de licor Lágrima do Mondego foram as companhias perfeitas para o início do passeio. O grupo seguiu pela N17 para o Restaurante O Confrade, em Vila Nova de Poiares, onde foi possível degustar uma chanfana tradicional em cerâmica de barro preto, apresentadas convenientemente pela Confraria da Chanfana e pela ADIP (Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares). O roteiro terminou no Talasnal, perante mais uma mesa farta, desta vez do bar O Curral, cheia de petiscos feitos de produtos regionais. 
 
Foi um dia alegre e diferente, acompanhado pelo Beirinhas, a mascote da Ativar N17, inspirada no carro do povo – que chegou ao mundo no mesmo ano em que foi inaugurada a Estrada da Beira – e que estará também presente nas futuras viagens promovidas pelo projeto.
 
A Ativar N17 nasceu do profundo amor pela incrível história desta estrada de um dos membros de uma equipa de quatro empreendedores que acabou por chegar à final do Tourism Co-Lab 2023. O conceito do projeto é, de momento, fazer o
levantamento sério de contos, artes, locais e rotinas desta estrada mítica e, respeitando a sua genuinidade, transformá-los em experiências turísticas pré definidas para, desta forma, contribuir, não só para a divulgação das suas gentes e saberes, como também contribuir para o desenvolvimento económico local. No futuro – e foi este conceito total que conquistou um lugar no Idea Day do Tourism Co-Lab 2023 -, a Ativar N17 pretende desenvolver uma plataforma que permita pesquisar, reservar e recordar experiências turísticas não só pré definidas, mas, principalmente, custom self made, na Estrada da Beira.
 
Atualmente, a Ativar N17 está a contactar potenciais parceiros, ou seja, players locais que partilhem dos mesmos interesses, no sentido de perceber o que consideram mais típico e genuíno na sua área de atuação; o que gostariam de ver preservado, valorizado ou recuperado; quais os interlocutores locais que saberiam prestar depoimento sobre essas terras e gentes e de que forma acreditam que a Ativar N17 poderia ajudar a potenciar a sua atividade. Está também a programar novos roteiros, para testar novos públicos e continuar a levar grupos a conhecer os segredos desta estrada icónica, que será uma das próximas Rotas do Turismo de Portugal.
 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com