Coimbra

Vestígios de necrópole medieval encontrados nas obras do Metro na Baixa de Coimbra

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 28-11-2022

Vestígios de uma necrópole medieval foram encontrados nas obras do Metrobus, na intervenção que está em curso na Baixa de Coimbra, na zona entre a Câmara e o Mercado Municipal D. Pedro V.

PUBLICIDADE

“No decurso do acompanhamento arqueológico da empreitada, foram identificados na Rua Olímpio Nicolau Fernandes vestígios de uma necrópole medieval associada ao espaço Monástico de Santa Cruz”, explicou a Infraestruturas de Portugal ao Notícias de Coimbra.

Adiantou, ainda, que foram iniciados “os trabalhos de registo associados à intervenção arqueológica que ainda decorre, conforme previsto no Plano de Trabalhos Arqueológico”. A IP realçou que era já expetável a identificação de vestígios “num centro histórico tão rico como o de Coimbra”. Assegurou também que os resultados da intervenção serão posteriormente dados a conhecer à comunidade, após aprovação pelas entidades com competência sobre esta matéria.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que a ocorrência destes achados arqueológicos implicou uma paragem dos trabalhos naquela área, tendo o empreiteiro reorganizado a equipa para avançar com a obra noutra zona onde não interfira com a descoberta, de forma a que não haja atrasos na empreitada, cuja conclusão está prevista para maio de 2023.

Os trabalhos, incluídos na construção do troço urbano do Metrobus Aeminium – Hospital Pediátrico, começaram em outubro e estão a decorrer no troço entre a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Mercado Municipal, provocando condicionalismos no trânsito. De acordo com a Metro Mondego, vai concretizar-se em quatro fases sequenciais, até maio de 2023.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE