Coimbra

Vestidos de Chita encantaram em Tentúgal

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-07-2019

As Festas em Honra da Nossa Senhora do Carmo, em Tentúgal, já começaram e, no dia 12 de julho, o arranque oficial das festividades começou com o Concurso Vestidos de Chita.

PUBLICIDADE

Com muito público presente, a criatividade e a alegria tomaram conta do Largo do Rossio, num serão repleto de confraternização.

PUBLICIDADE

O concurso, dinamizado pela comissão de festas de 2019 – António Moreira, Carlos Faria, Carlos Tubarão, Humerto Garrote, Luís Melo, Inês Baptista, Salomé Monteiro, Camila Moreira, Mariana Girão e Maria Moreira –, “contou com a organização e a ajuda de muitas pessoas da terra”, explicou o mordomo Luís Melo.

O elevado número de participantes, levou a organização a preparar os concursos Minivestido de Chita, com 14 concorrentes, com idades até aos 12 anos, e Vestido de Chita, com 11 concorrentes, com mais de 12 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

O júri constituído por Emília Gaspar, Leonor Nunes, Sandra Mendes, Paula Silva e Elisabete Branco teve a tarefa difícil de avaliar a explosão de criatividade que tomou conta da passerelle, tendo até decido criar um prémio extra: o prémio gastronomia que foi entregue a Joana Peralta, de Pereira, que usou uma criação da modista pereirense Gracinda Marques.

Inês Baptista recebeu o prémio simpatia e os três primeiros lugares foram ocupados, respetivamente, por Mariana Girão, Maria Moreira e Ana Margarida Lopes.

No concurso Minivestido de Chita, o prémio simpatia foi entregue a Mareike Joris. Margarida Monteiro ficou em 1º lugar, seguindo-se Leonor Moreira (2º lugar) e Ana Marta Carnaz (3º).

O vereador Décio Matias, marcou presença na iniciativa, aproveitou o momento para “dar os parabéns a todos participantes e todos os que contribuíram para o sucesso do Concurso Vestido de Chita”, desejou “os maiores sucessos à comissão de festas de 2019”. No final da iniciativa, na companhia de representantes de diversas entidades e amigos de Tentúgal, convidou todos a votarem nos doces do concelho concorrentes às 7 Maravilhas Doces de Portugal, em particular o Pastel de Tentúgal.

“Chegou a hora de agradecer esta herança que as freiras do convento nos deixaram. Tentúgal é rico, tem história e tem o melhor doce do mundo”, reforçou o contador de histórias José Craveiro.

As Festas em Honra da Nossa Senhora do Carmo decorrem até dia 17 de julho e atingem o seu ponto alto, na próxima terça-feira, dia 16, às 17h30, com missa cantada, sermão e a procissão de louvor. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE